terça-feira, 17 de novembro de 2009

Atividade Paranormal - Paranormal Activity

Filmes de terror com órgãos e membros sendo estripados não assusta mais. Os filmes têm, em primeiro lugar, que ser de qualidade - com uma boa história, diretores seguros, mas, principalmente, um suspense crescente. Tensão. Agonia!
Um longa do gênero que não tenha estes elementos, é tudo, menos assustador. Seria o horror pelo o horror, violência pela violência, o chocar por chocar (Dica: Violência Gratuita (Funny Games)).

O grande problema destas produções atualmente são as continuações meia-boca e a tentativa maquiavélica de ganhar dinheiro. Claro, o cinema é algo mercadológico, assim como praticamente tudo na vida. Mas tudo na vida também tem grandes possibilidades de fracasso quando se visa apenas a conta bancária. Na época em que lançaram Jogos Mortais, por exemplo, o sucesso foi estrondoso. Naquele instante, o longa conseguiu soar diferente, surpreendente, nojento e tenebroso ao mesmo tempo.
Depois vieram as continuações e a franquia se perdeu completamente na própria armadilha - usou todas as cartas boas que tinha na manga na primeira metade dos 6 (Novo Sexta-Feira 13?) filmes.

Assistir a um bom filme de terror hoje não é exatamente algo fácil. O último que posso citar - e é claro que lhes concedo o benefício da dúvida - é "O Exorcismo de Emily Rose". Respeito todos os fãs dos clássicos trash, protagonizados por Jason, Krueger e afins, mas a verdade é que não será fácil se esquecer dos clássicos créme de la créme como "O Iluminado" de Stalney Kubrick, "Aliens - O Resgate" de James Cameron, "O Exorcista" (1973) de William Friedkin e "A Profecia" (1976) de Richard Donner.

Na contramão de tudo que eu venho reclamando nos últimos tempos, existe "Atividade Paranormal". Sensação de bilheteria da temporada - estima-se que custou US$11 mil e já arrecadou $103,847,000 milhões até o momento - o filme realmente me chamou muito a atenção, exatamente por conter todos os elementos essenciais o qual citei no meu "manifesto" logo acima.

Um jovem casal de classe média se muda para o que parecia uma típica casa de subúrbio. Tudo parece bem até que começam a ser incomodados pela presença de um ser demoníaco que age principalmente durante a noite, enquanto eles dormem. Escrito e dirigido pelo estreante Oren Peli, o filme, baseado em suas próprias experiências quando se mudou de casa e passou a ouvir estranhos barulhos, foi rodado em 2007.

Quem "descobriu" o filme, rodado há três anos e exibido em alguns festivais nos EUA em 2007, foi ninguém menos que Steven Spielberg, que de tão impressionado, o levou para seu estúdio Dreamworks, hoje uma subsidiária da Paramount. Segundo o jornal "Los Angeles Times", pouco depois de ver uma cópia do longa em sua mansão, Spielberg teve que chamar um chaveiro pois a porta de um quarto vazio de sua propriedade havia, misteriosamente, ficado trancada por dentro.

"Expect less and you will appreciate it more".
Não crie aquela famosa expectativa desleal. Vá em frente e assista.

Paranormal Activity
Duração: 86min
Origem: EUA
A estreia de Atividade Paranormal nos cinemas brasileiros está prevista para o dia 4 de dezembro e a distribuidora Playarte iniciou uma campanha igual à feita nos EUA, estimulando o público a pedir a exibição do longa em sua cidade. Lá fora, a Paramount decidiu ampliar o número de salas do filme após receber mais de um milhão de pedidos de internautas em seu site.

www.atividadeparanormal.com.br



Cultura, ainda que inútil!

O site Metacritic, que compila reviews de alguns dos principais órgãos de imprensa dos EUA e pontua filmes, livros, CDs, publicou uma lista com os 10 filmes de terror mais bem avaliados pela crítica americana neste ano. E eu assino embaixo.

Os melhores filmes de horror do ano

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top