quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Argentina FAIL?


Entro com certa frequência no portal IG Esporte para acompanhar as últimas notícias do esporte - principalmente futebol - no Brasil e no mundo. E vasculhando nos arquivos passados dos vários colunistas que colaboram para o site, encontrei em uma matéria do jornalista Paulo Tescarolo (Blog da Redação) a polêmica perfeita para pôr em pauta nesta mesa de buteco virtual.
Leia com bastante atenção o que disse o redator sobre o potencial da Seleção Argentina nas Copas do Mundo. É, no mínimo, interessante.


"A aflitiva classificação da Argentina para o Mundial do ano que vem na África do Sul provocou aqui no Brasil uma enxurrada de manifestações de alívio e felicidade por parte de algumas pessoas, principalmente entre nós, jornalistas.
O discurso era sempre o mesmo: que ótimo, Copa sem a Argentina não tem graça, pois ao lado de Brasil, Alemanha e Itália é uma das maiores seleções do mundo.
Não é verdade, os números não mostram isso. A Argentina em Mundiais tem muito mais fama e mídia do que bola. E provo.

BRASIL
5 títulos
2 vices
2 terceiros lugares
1 quarto lugar.
Ou seja: chegou 10 vezes entre os quatro melhores em 18 Copas disputadas.

ITÁLIA
4 títulos
2 vices
1 terceiro lugar
1 quarto lugar
Ou seja: chegou 8 vezes entre os quatro melhores em 16 Copas disputadas.

ALEMANHA
3 títulos
4 vices
3 terceiros lugares
1 quarto lugar
Ou seja: chegou 11 vezes entre os quatro melhores em 16 Copas disputadas

ARGENTINA
2 títulos
2 vices
Ou seja: chegou apenas quatro vezes entre os quatro melhores, muito embora tenha disputado 14 Copas, duas a menos que Alemanha e Itália e quatro a menos que o Brasil.

Quando cito a importância de se chegar entre os quatro primeiros, faço-o porque chegando nesta situação o time disputa pelo menos o terceiro lugar.
Os números não são mesmo favoráveis à Argentina. Depois de ter boicotado os Mundiais de 1938, 50 e 54, voltou em 58. Ficou cinco Copas (20 anos) sem chegar às semifinais ou à disputa do título, sendo que em 1970 não participou por ter sido humilhada e eliminada pelo Peru dentro de La Bombonera.

Depois disso, fez uma sequência de boas participações, pois em 78 foi campeã, 82 passou em branco, em 86 ganhou novamente e em 90 foi vice. Depois de 1990, a Argentina voltou à estiagem habitual. Ou seja: há quatro Copas do Mundo que ela não chega entre os melhores, 16 anos de maus resultados.
Traduzindo: em 56 anos de participações em Copas do Mundo, a Argentina fez feio em 36deles. Muita coisa.

Enquanto isso, Brasil, Itália e Alemanha estão sempre chegando, como comprovam os números mostrados acima.
O Brasil teve um período de estiagem de três Copas, não chegando às semifinais: de 1982 a 1990. Foram 12 anos de seca – e nunca mais isso se deu.
A Itália ficou cinco Copas sem chegar entre os melhores: de 1950 a 1970 (20 anos), sendo que em 1958 foi eliminada nas eliminatórias européias. Depois disso, está sempre presente entre os quatro melhores.
A Alemanha prima pela regularidade; impressionante. O pior momento do time germânico em Copas do Mundo deu-se entre 1994 e 1998 (quatro anos), quando, nessas duas competições, ela acabou em quinto e sétimo lugares respectivamente. De resto, está sempre entre os quatro primeiros.

Portanto, não posso concordar quando as pessoas colocam a Argentina no mesmo rol de Brasil, Itália e Alemanha.
Nossos “hermanos” bem que gostariam, mas ainda não têm cacife para fazer parte deste seleto grupo das melhores nações futebolísticas do planeta.

Portanto, rapaziada, devagar com o andor porque o santo é de barro!"


Bom, eu já não sei se concordo. Subjugar a tradição da Argentina no futebol me parece um pouco pretensioso - ainda que a maioria de suas participações nas Copas do Mundo não tenham sido assim tão marcantes - e bairrista também, já que esta Pauta de Buteco foi lançada por um brasileiro.
Os argumentos são bons, e contra fatos não há justificativas, é verdade. Mas será que segundo, terceiro e quarto lugares são tão importantes assim, como sugere nosso amigo Paulo Tescarolo? A torcida não quer saber disto. A torcida quer é gritar "É Campeão!", bebendo cerveja em uma rua lotada de gente.

Realmente não sei. O que eu sei muito bem é o que aconteceu no último confronto entre nós e estes hermanos cretinos, nas oitavas de final da Copa do Mundo da Itália, em 1990.

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top