segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Realidade Aumentada



Segundo o Wikipedia - a bíblía virtual dos leigos e preguiçosos, e que por várias vezes está tão correta em suas afirmações quanto eu dissertando sobre engenharia mecatrônica - a Realidade Aumentada (RA) é uma "linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador".
Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Matéria sobre RA na coluna Conecte, do Jornal da Globo (11/06/2009)

A definição do cientista tecnológico Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita hoje em dia: Realidade Aumentada não é nada mais que um ambiente cujo panorama envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando assim este ambiente misto, em tempo real.
Um usuário da RA, por exemplo - se utilizando dos óculos translúcidos - poderia ver o mundo real, bem como o conhecemos, se interagindo com imagens projetadas por computador. Seria como um Cinema 3D, mas com o diferencial de mixar realidade e imaginação.

Em suma, a Realidade Aumentada é um sistema que:
* combina elementos virtuais com o ambiente real;
* é interativa e tem processamento em tempo real;
* é concebida em três dimensões.

Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como na bioengenharia, na física e na geologia.
Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top