quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cultura, ainda que inútil!


Mate a curiosidade e aumente o conteúdo para sua conversa fiada de buteco, descubrindo o significado - ou origem - dos nomes de algumas das principais empresas no mundo.


Google - O que se ouve é que Google é, na verdade, uma brincadeira com a palavra Googol, um termo matemático para expressar o número 1 seguido de 100 zeros. Esta é a explicação que mais faz sentido, visto que a principal missão do Google é organizar um grande volume de dados, assim como o termo matemático.

SONY – nome do primeiro aparelho de sucesso criado pela empresa, o rádio SONY TR-55.

Nintendo – expressão japonesa que significa “Deixar a sorte nas mãos de Deus”.

SEGA – abreviação de Service Games, antigo nome da empresa.

Adobe – nome de um riacho, Adobe Creek, que passava nos fundos da casa de um dos fundadores da empresa.

SAMSUNG - Da exportação de peixes secos a lojas de departamento, a Samsung passou por vários ramos antes de tornar-se esta respeitada empresa de eletrônicos e tecnologia que é hoje. O nome Samsung tem origem coreana, e significa três estrelas. Apenas para conhecimento, a Samsung já fez parte da produção de açúcar, já foi seguradora, loja de departamento, canal de televisão e um jornal. Ainda bem que em meio à tudo isto surgiu a Samsung Eletronics, divisão eletrônica da empresa.

Orkut – nome do projetista chefe da Google, o turco Orkut Büyükkokten

SPAM – carne enlatada consumida pelas classes menos favorecidas. Citada pelo grupo Monty Phyton, este termo passou a ser utilizado para designar algo ruim, como os SPAMs que recebemos.

TDK: As iniciais TDK vêm do nome original japonês da companhia: Tokyo Denki Kagaku (Tóquio Eletrica e Quimica).

TOSHIBA: Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, dois cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva o nome de seus fundadores para todos os cantos do planeta. Com um certo “bloqueio criativo” para a invenção de nomes, os dois amigos decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: TOSHIBA. Talvez eles não esperassem tanto sucesso, mas hoje esta marca é uma das mais famosas no ramo televisivo e de eletrônicos em geral.

Sharp: Tem o nome de uma de primeiras invenções do seu fundador, a lapiseira Ever-Sharp, que foi inventada por Tokuji Hayakawa (早川徳次) em 1915

IBM - Há quem dica que o nome IBM é uma brincadeira dos fundadores e tem a ver com o computador HAL, do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Isto porque as letras que formam HAL são exatamente as anteriores àquelas que formam IBM. Mas logo esta história foi desmentida. O verdadeiro significado para IBM é International Business Machines.

AMD - abreviação de Advanced Micro Devices

Panasonic - significa "wide-ranging-sound", este nome foi adotada por ultimo, pois antes se chamava Matsushita Electric Industrial Co. Ltd.

Apple Inc. - A empresa utiliza da teoria de Sir. Isaac Newton, nome de batismo de seu primeiro Palm "Newton". A maçã como conhecido mundialmente é simbolo de Conhecimento, assim a mordida nela significa que a pessoa que mordeu está absorvendo conhecimento. Em outras palavras os usuarios de produtos Apple, ao comprarem seus produtos estariam mordendo a maçã. A maçã colorida, tem as cores refletidas por um prisma na parede. E foi utilizada também para falar que a apple tinha computadores coloridos. A maçã atual toda Monocromatica, significa uma maçã madura, que já se consolidou, muito mais elegante e com cores que combinam em qualquer tipo de fundo.A letra "i" antes dos produtos significa "interactive". Como o iPhone que poderia ser chamado de "interactivePhone" ou telefone interativo.

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top