segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Musas do Pauta: Maria Kirilenko

Musas do Pauta
Maria Kirilenko

Nome: Maria Yuryevna Kirilenko
Idade: 23 anos (25/01/1987)
Naturalidade: Moscow, Russia
Profissão: Tenista

Nenhuma ciência na face da Terra parece ser tão exata quanto a capacidade extraordinária da Rússia em fabricar boas (no duplo sentido) tenistas. E para não quebrar o ciclo de Anna Kournikova, Maria Sharapova, Anastasia Myskina, Elena Dementieva e companhia nem um pouco limitada, eis que surge a deusa Maria Kirilenko para deixar qualquer homem que não torça para o São Paulo com o queixo caído.

Makiri, para os mais íntimos - como este blogueiro que vos fala - começou a mostrar entusiasmo pelo tênis com 5 anos de idade. Embora no início tenha sido complicado conciliar a escola ao esporte, seu pai, consciente do poder de marketing da Fantástica Fábrica Russa de Tenistas Gostosas, persistiu dando total apoio ao sonho de sua filha.
Foi então que aos doze anos, Kirilenko foi observada por uma estimada esportista local, a experiente ex-tenista Elena Brioukhovets - que gostou muito do que viu.
Durante todo o ano seguinte, Elena viu Maria obter progressos significativos e então convidou-a para um treinamento intensivo, visando o circuito profissional.

Um programa de três anos foi elaborado para a jovem Maria, com uma equipe especial e bem conceituada. Antes mesmo que o cronograma fosse concluído, a russa tornou-se a número um de sua idade e a número dois no grupo sub-18. Foi então que Makiri conseguiu o empurrão que faltava rumo ao sucesso. Ajudada por uma organização montada para dar suporte a jovens tenistas - fundada, entre outros, pelo ex top ten do ranking mundial Yevgeni Kafelnikov - , Kirilenko finalmente pôde organizar os treinamentos e participar de torneios profissionais de alto nível da WTA.

Em 2002, Maria Kirilenko tornou-se uma das mais jovens vencedoras do Aberto do Canadá e do Aberto Júnior dos Estados Unidos.
Quando tudo indicava que a jovem iria trilhar o mesmo caminho das conterrâneas, sua carreira foi momentaneamente interrompida: atrapalhada por uma forte lesão, em 2004, a tenista partiu em queda livre nos rankings da Associação - ao tempo em que perdia valiosas experiências profissionais. No final de 2005, já recuperada, Makiri voltou a subir nos rankings e ganhou seu primeiro torneio de expressão: o Aberto da China, em Pequim.

A partir daí, embora ganhando mais estabilidade e confiança, a russa sofreu com as oscilações entre momentos bons e ruins na carreira. Apesar de despontar pela primeira vez, em junho de 2006, como uma das 20 melhores tenistas do ranking mundial, Kirilenko não conseguiu destaque em nenhum torneio de grande expressão. Mas isto não diminuiu o cartaz da russa perante a federação local.

Kirilenko defendeu as cores da ex república soviética na Federation Cup (a Taça Davis feminina), pela primeira vez, no mesmo ano. O rendimento foi mediano: pelas quartas-de-final, contra a Bélgica, Maria perdeu um jogo de simples contra a então número 1 do mundo, Kim Clijsters, e venceu um jogo de duplas, ao lado de Dinara Safina, contra a igualmente bem sucedida Justine Henin-Hardene e a mesma Kim Clijsters. A reação não foi suficiente e a Rússia acabou por dar adeus ao torneio com um placar agregado de 2–3.


Mas 2010 tem tudo para ser o ano da redenção desta bela moscovita de corpo impecável. Maria Kirilenko vem se mostrando a principal surpresa do Aberto da Austrália feminino, que está sendo disputado nas rápidas quadras de Melbourne. Após despachar sua amiga e igualmente deliciosa Maria Sharapova logo na primeira fase do torneio, Makiri foi batendo uma a uma suas concorrentes, e amanhã (23/01) vai enfrentar a chinesa Jie Zheng por uma vaga nas semifinais.
Aparentemente, torcida para ela é o que não falta.


Na data de hoje - como você, jovem perspicaz, deve ter percebido - a nova musa do tênis mundial está completando 23 aninhos. E o Pauta de Buteco deseja à gata um feliz aniversário e muito sucesso na carreira profissional.
No que depender do carinho e apoio da galera masculina, ela pode ficar tranquila...

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top