Com certeza, todos os canalhas frequentadores deste buteco imaginário já assistiram ou pelo menos ouviram falar do polêmico Clube da Luta, de David Fincher.
O longa é, em sua essência, uma reflexão sórdida e pessimista sobre a sociedade atual. Seus hábitos, seu comportamento, seus vícios.
Mas deixando esse papo Mallu Xarope Tchubaruba um pouco de lado, e se atendo apenas às características mais superficiais do filme, pode se perceber pelo enredo e a forma como é narrado, que David Fincher caprichou na sua masterpiece.
Só que indicá-lo, isso eu não faço. Não por ser um filme ruim, que isso fique bem claro. Até mesmo porque Clube da Luta talvez seja a obra cult mais importante do século XX. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não gosta de filmes complicados, que exigem um pouco mais de atenção aos pormenores ou que não tenham um final feliz em que o príncipe encantado case com a princesa loira ao som de Bon Jovi.
Clube da Luta é um filme imprevisível, denso, angustiante. Filme de doido, como diria minha mãe. E recheado de mensagens subliminares (eu mesmo citei várias delas no meu projeto final de faculdade).
Só que o mais legal deste clássico é o Discurso do Tyler Durden, logo nos primeiros minutos. O filme está completando 10 anos de seu lançamento, e até hoje eu não sei se captei exatamente qual é a mensagem que eles querem passar.
O clipe abaixo foi feito especialmente para o longa. O arranjo é dos Dust Brothers, e o nome da música/texto é This is Your Life.
A legenda está um pouco rebuscada, mas nada muito complicado.
Assista. E depois tire suas próprias conclusões sobre o que nosso anti-herói esquizofrênico quer dizer com "Esta é Sua Vida".
.
Quer dar uma olhadinha na letra original em inglês? Clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário