terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pauta Profile: Quentin Jerome Tarantino

Nome: Quentin Jerome Tarantino
Naturalidade: Knoxville, EUA
Nascimento: 27/03/1963
Profissão: Diretor, roteirista e ator.

Quentin Jerome Tarantino é um diretor, ator e roteirista de cinema norte-americano. Ele alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes familiares estadunidenses.
Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia e seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".



Várias lendas foram desenvolvidas a respeito de Quentin, como por exemplo, o fato de ele ter se apaixonado pela 7ª arte quando trabalhou em uma vídeo locadora. O que, de certa forma, não deixa de ser verdade. Mas a história em que um cliente viu o roteiro de Reservoir Dogs (Cães de Aluguel) nesta mesma locadora e acabou produzindo o filme é a balela marketeira mais criativa criada em torno do diretor. (Escorpião do Habib´s ON)
O mais próximo que a história real se aproxima desta ficção é que um de seus compaheiros de trabalho na época o ajudou em uma data futura no roteiro de Pulp Fiction. Somente isso.

Lendas urbanas à parte, Tarantino possui uma extensa lista de filmes produzidos, roteirizados e/ou dirigidos. Eis os mais relevantes:

Death Proof (À prova de Morte)
Kill Bill Vol. I & Vol. II
Pulp Fiction (Tempos de Violência) - Ganhou todos os prêmios possíveis e impossíveis
Jackie Brown - Único filme em que o roteiro não é seu; apenas uma história adaptada.
Reservoir Dogs (Cães de Aluguel)

Outros filmes que contam com a participação do mestre, seja na direção ou no roteiro:

Sin City (A Cidade do Pecado)
Little Nicky (Um Diabo Diferente)
O Albergue



O seu mais novo trabalho - segundo o próprio Tarantino - irá revolucionar o cinema mundial. O roteiro vem sendo escrito desde 1996. Inglorious Bastards (sem título em português ainda) é uma história sobre soldados na segunda guerra mundial que tem uma missão a cumprir. Dá pra se esperar muita coisa boa desse filme, sendo que o Tarantino prometeu que o longa irá ganhar tudo no próximo festival de CANNES. E convenhamos, o cara pode prometer isso.

Para você que acha a linguagem não-convencional usada nos filmes do homem um pouco complicada, assista o vídeo abaixo, de produção nacional. Você vai decifrar o código de uma das mentes mais criativas do cinema mundial.


Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top