terça-feira, 1 de julho de 2008

A Fraude do Século: O Homem pisou na lua?

.
Bem amigos do Pauta de Buteco: a discussão está oficialmente aberta!


A Fraude do Século: O Homem pisou ou não na lua?

Lógico que Sim! Pelo amor dos meus futuros filhinhos - Texas Ranger e Maju! Desta vez eu quero fazer questão de deixar o meu ponto de vista totalmente embasado bem claro no post que você TEM a OBRIGAÇÃO de ler agora.


Vinte e quatro astronautas estiveram na Lua ou próximos dela. Dezenas de milhares de fotos foram tiradas. Centenas de engenheiros, cientistas, biólogos, psicólogos e pessoas de todas as áreas de formação trabalharam diretamente no programa espacial. Cientistas do mundo todo analisaram exaustivamente as rochas trazidas da Lua, artefatos impossíveis de serem falsificados dadas as condições únicas de ausência de oxigênio em que se desenvolveram; os mesmos cientistas conheciam o cinturão de Van Allen tão bem quanto os americanos e saberiam se ele fosse realmente intransponível.

A nave Apolo cruzou o céu como um ponto brilhante de luz na frente de milhões de pessoas de todas as nacionalidades e foi acompanhada pelos radares de todo o mundo, inclusive dos russos, que certamente estavam prestando muita atenção ao evento. Enquanto isso, os conspiracionistas dizem que a NASA gastou bilhões de dólares em uma encenação que, a julgar pelos argumentos, estava à altura dos piores filmes B de todos os tempos (sombras nas direções erradas, decalques da Terra na janela da cabine espacial, ventos furtivos no estúdio e alguém até esqueceu de pintar as estrelas!); um filme de Ed Wood só que com um orçamento bilionário.

Dizem os conspiracionistas que toda a comunidade científica do planeta foi ludibriada; todos menos eles, uns poucos leigos sem nenhuma formação científica. Algo como se alguém tivesse vestido uma fantasia de Papai Noel e enganado todos os universitários mas não as crianças do jardim da infância.

"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade" - foi o que disse Neil Armstrong, no dia 20 de julho de 1969, para quase 1 bilhão de pessoas que o ouviam ao vivo na Terra. Hoje, passados mais de 35 anos, algumas pessoas acham que ele deveria ter acrescentado: "Acredite... se quiser!".

Existem pessoas que afirmam que o homem nunca foi à Lua e que todas as fotos e filmagens exibidas pelas várias missões espaciais foram forjadas pela NASA em um estúdio da Área 51 (famosa por outras teorias da conspiração, como o caso Roswell). Segundo estas pessoas, a NASA decidiu enganar o mundo inteiro quando descobriu que não poderia vencer os soviéticos na corrida espacial. Ainda mais grave: alguns dizem que a explosão que matou três astronautas em 1967 não foi um acidente, mas o assassinato dos homens que se recusavam a colaborar com a farsa.

Mito de que o homem não foi à Lua não é novo mas até hoje só encontrava eco em pessoas com pouca ou nenhuma formação acadêmica. Mas em 2001 algo novo aconteceu. No auge da popularidade do seriado "Arquivo X", o canal FOX exibiu o documentário "Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?" ("Teoria da Conspiração: Nós fomos à Lua?", disponível na sua rede P2P favorita).

Apresentado pelo ator Mitch Pileggi (o diretor assistente Skinner na série), o programa é um dos maiores exemplos de mau jornalismo que já se viu na TV. Ao exibir as evidências da suposta farsa sem permitir que os cientistas as esclarecessem (o programa é permeado por esparsos comentários de um representante da NASA mas tão vagos e fora de contexto que acabam funcionando a favor da conspiração) o programa não só deu credibilidade à conspiração da Lua como ainda endossou a idéia de que a NASA teria assassinado seus astronautas. Muito bom para um episódio de Mulder e Scully mas não para o mundo real.Desde então, impulsionado pela popularidade da FOX e transmitido aos quatro cantos pela internet, o mito se alastrou.

No Brasil, talvez alimentado por um forte sentimento anti-americano, o mito encontrou nestes tempos bicudos um terreno fértil para prosperar. Não há números oficiais mas é possível constatar em blogs e listas de discussão que é grande o número de jovens estudantes e até professores que duvidam - seriamente - que o homem pisou na Lua (o documentário da FOX afirma que 20% dos americanos duvidam que o homem foi à Lua mas, considerando-se a fonte, esta estatística deve ser encarada com suspeita).

O pai do mito de que o homem nunca pisou na Lua é o americano Bill Kaysing. Entre 1957 e 1963, Kaysing trabalhou como catalogador na Rocketdyne, empresa que fornecia peças para a NASA e em 1974 lançou o livro "Nós nunca fomos à Lua" ("We Never Went to the Moon"). A única formação acadêmica de Kaysing é o título de bacharel em Inglês, curso que fez em 1949. Uma entrevista com Bill Kaysing, em áudio e vídeo, pode ser encontrada aqui. Aqui no Brasil, nosso mais ativo representante é o diretor e professor de cinema André Mauro. Mauro tem um livro publicado sobre o tema - "O Homem não pisou na Lua" (que por algum tempo esteve em todas as bancas de jornais do Rio de Janeiro) - que já lhe rendeu uma aparição no programa de entrevistas do Jô Soares. Embora seu site não acrescente nenhuma informação nova ao mito, Mauro se distingue por ter diversificado sua incredulidade.


Além de não acreditar que o homem foi à Lua, Mauro também não acredita na bomba atômica, nos buracos negros, na teoria da relatividade, nos atentados terroristas de 11 de setembro, que Saddam Hussein tenha sido capturado pelos americanos durante a invasão do Iraque e nem que a Terra gira ao redor do Sol (!!); na sua versão do naufrágio do Titanic o culpado não foi um iceberg, mas uma organização Jesuíta e, como seria de se esperar, defende o mito das mensagens subliminares a ponto de espelhar o conteúdo dos sites evangélicos sobre o tema.

Os negadores da Lua nada mais fazem do que assumirem posturas que a ciência moderna há muito tempo abandonou, apresentando “generalizações” de observações empíricas ocasionais como “provas” da “verdade”, depreciando, desprestigiando e subestimando o fazer científico – e por extensão menosprezando nosso raciocínio, insultando nossa inteligência e capacidade de pensar!

“Essa história não passa de mais um spam bobo que colocaram na net. Para nós, simples mortais, não faz a menor diferença se os americanos chegaram na Lua ou não. Desde que eles não tirem ela do lugar e joguem nas nossas cabeças, já esta ótimo... É claro que você tem todo o direito de acreditar na farsa da Lua, assim como tem direito de achar que o Bill Gates é o Demônio reencarnado, que o Brasil vendeu a Copa de 1998 pra França, que Elvis não morreu...”

(Rodrigo Salvatore, do site “Fala Zé”: http://www.falaze.cjb.net/)

Agora se ainda resta dúvidas e você quer resposta para perguntas como:

Qual o problema com as sombras na Lua?
Onde foram parar as estrelas?
Por que a bandeira está tremulando se não há vento?


Você pode conferir as explicações MUITO bem feitas no site abaixo:

http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

A única que vou postar aqui é a mais fácil e clara de ser compreendida:

Tudo bem, então porque nunca voltaram lá? Se o homem realmente foi à Lua nas décadas de 60 e 70, então porque nunca mais retornaram? Porque a viagem à Lua não é uma coisa corriqueira hoje em dia?

Não se iluda, a corrida espacial não teve esse nome à toa. Ela não foi um empreendimento científico e sim uma missão militar com o único objetivo de atestar a superioridade da nação (e do regime de governo) que primeiro levasse um homem à Lua. Vencida a corrida e de posse do troféu, os EUA se voltaram para assuntos mais práticos, especialmente a guerra do Vietnã, que já se tornava um grande atoleiro. O desinteresse do povo americano em ver astronautas indo e voltando com nada além de pedras era tanto que nem as redes de televisão ocupavam mais seu espaço com as transmissões dos lançamentos.

Além disso, ir à Lua não é barato. Vinte e cinco bilhões de dólares foram gastos no programa Apollo, o que corresponderia a mais ou menos 100 bilhões hoje. Mesmo que a maior parte deste custo tenha servido mais para capacitar a NASA às futuras viagens espaciais do que simplesmente colocar o homem na Lua, é muito mais barato, rápido e seguro enviar sondas e robôs para terminar o serviço de exploração. Enquanto isso, o dinheiro dos contribuintes americanos pode ser melhor aplicado em saúde, combate à fome e armas, não necessariamente nesta ordem.

E que venha o próximo mito para "WalterBuster" detonar!

Você pode conferir a outra matéria também do Pauta de Buteco, que ao contrário, critica e questiona a ida do Homem na Lua, clicando aqui



Fontes:
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/suenaga_lunaticos.htm
http://www.projetoockham.org
http://www.reniza.com/novastecnologias/mitosnet.htm

Share this article

25 comentários:

Marcelo Cunha disse...

Continuo Questionando a Ida do Homem à Lua!!! A Economia não mede esforços em pró da ciência não meu amigo!!!

Anônimo disse...

Cara eu não acredito, mas respeito quem acredita.
Mas podemos ver claramente que não tem condições nenhuma do homem ter pisado na lua, porque?
Na lua não tem gravidade (Lá tem um pegada bem visivel), lá não tem vento (A bandeira nem para de se mexer), e a sombra como já foi falado esta errada. Se podem me provar que isso pode ter acontecido, que provem.

Anônimo disse...

Se alguem vi o especial dos cacadores de mito viu, que tudo que falam que eh mentira, foi confirmado. Portanto foi na lua sim.

Anônimo disse...

Oi Waltinho,

você deu o nome de Texas Ranger para o seu filho? Não teria sido melhor Chuck Norris? Eu até dei uma olhada no site dos texas rangers (http://www.texasranger.org/history/BriefHistory1.htm), mas ainda acho que Chuck seria melhor... hehehe

Sobre a viagem à Lua, o seu texto sobre as razões porque o homem nunca mais voltou à Lua aparenta algumas contradições.

1. Houve diversas viagens à Lua em curto período, e depois... nunca mais... Se fosse só para mostrar a superioridade americana, uma viagem não seria o suficiente?
2. Se não havia razão científica para tantas viagens, então a mensagem seria "nós vamos lá tantas vezes quanto quisermos", apenas um modo de corroborar o item anterior?
3. Mas depois de ir tantas vezes, descobriram que não valia a pena e perderam o prazer, e então decidiram nunca mais voltar lá?
4. Na época era preciso enviar homens, mas hoje basta enviar robôs... normalmente espera que se ocorra o inverso...

A história já consagrou inúmeros casos que confirmam um dito famoso: Quanto maior a mentira, mais as pessoas se esforçam para acreditar nela. (no original: Je größer die Lüge, desto mehr Menschen folgen ihr.)

Quem tem um mínimo de experiência de vida sabe que apenas 5 ou 1% do que aparece na mídia é fiel à verdade. O restante é irreal. Basta conhecer um fato na realidade e ver como o mesmo aparece na mídia... Basta ver como qualquer história oficial distorce totalmente os fatos. Pergunte a qualquer historiador se os bandeirantes se vestiam como aparecem nas estátuas de São Paulo.

O Governo Americano tinha provado cientificamente que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Você acreditou?!

Naquela época, nossos telefones, raríssimos no Brasil, eram pretos, com um disco, com números de 3 dígitos, os sistemas de gravação mais avançado era por meio de fitas de rolo, os computadores ainda funcionavam com válvulas, o chip ainda estava nascendo, e Jeannie era a namorada do Major Nelson...

Eles fizeram tantas viagens à Lua e nunca tiveram um acidente mais sério com vítimas fatais no espaço como o que aconteceu muitos anos depois com a Columbia e a Challenger, quando se esperava que a tecnologia estivesse mais avançada. Mas estas naves nem foram para a Lua, mas apenas até a órbita... Isso faz sentido pra você?!

(Vítimas fatais durante o projeto Apollo ocorreram somente em terra. O astronauta Grissom tornou-se insuportávelmente crítico do projeto que ele chamava publicamente de "A bucket full of screws" ou "a heap of scrap", considerando o projeto muito inferior ao projeto Gemini. No dia em que ele morreu, ele foi até o quintal de sua casa, colheu um limão e o levou consigo para o teste, exibindo-o para a imprensa. Parece que em inglês, a palavra lemon também significa "máquina insatisfatória ou com defeito". Este comportamento incomum parece mesmo indicar que ele queria dizer algo... Nos testes daquele mesmo dia, a comunicação não estava funcionando, e ele fez sua última crítica segundos antes de ser queimado: "Hey, you guys in the control center, get with it. You expect me to go to the moon and you can't even maintain telephonic communications over three miles." Dizem que todo o sistema antifogo, incluindo as roupas feitas para temperaturas altíssimas, porta de emergência que não abriu, e inúmeras outras falhas estranhas, foram corrigidos nos projetos posteriores que foram um absoluto sucesso.)

Após os acidentes com a Challenger e a Columbia, perguntaram ao Sr. Feynman, prêmio Nobel de Física, o que estava acontecendo e ele produziu um relatório: "It appears that there are enormous differences of opinion as to the probability of a failure with loss of vehicle and of human life. The estimates range from roughly 1 in 100 to 1 in 100,000. The higher figures come from the working engineers, and the very low figures from management. What are the causes and consequences of this lack of agreement? Since 1 part in 100,000 would imply that one could put a Shuttle up each day for 300 years expecting to lose only one, we could properly ask "What is the cause of management's fantastic faith in the machinery?" [...]They therefore fly in a relatively unsafe condition, with a chance of failure of the order of a percent (it is difficult to be more accurate).
Official management, on the other hand, claims to believe the probability of failure is a thousand times less. One reason for this may be an attempt to assure the government of NASA perfection and success in order to ensure the supply of funds. The other may be that they sincerely believed it to be true, demonstrating an almost incredible lack of communication between themselves and their working engineers.

In any event this has had very unfortunate consequences, the most serious of which is to encourage ordinary citizens to fly in such a dangerous machine, as if it had attained the safety of an ordinary airliner. The astronauts, like test pilots, should know their risks, and we honor them for their courage. Who can doubt that McAuliffe was equally a person of great courage, who was closer to an awareness of the true risk than NASA management would have us believe?

Let us make recommendations to ensure that NASA officials deal in a world of reality in understanding technological weaknesses and imperfections well enough to be actively trying to eliminate them. They must live in reality in comparing the costs and utility of the Shuttle to other methods of entering space. And they must be realistic in making contracts, in estimating costs, and the difficulty of the projects. Only realistic flight schedules should be proposed, schedules that have a reasonable chance of being met. If in this way the government would not support them, then so be it. NASA owes it to the citizens from whom it asks support to be frank, honest, and informative, so that these citizens can make the wisest decisions for the use of their limited resources.

For a successful technology, reality must take precedence over public relations, for nature cannot be fooled." [http://www.fotuva.org/feynman/challenger-appendix.html]

"Para uma tecnologia bem sucedida, a realidade deve preceder as relações públicas, pois a natureza não pode ser enganada."

Estaria esta frase famosa do Sr. Feyman sugerindo que as pessoas podem ser ou foram enganadas?!

Peppers disse...

Oi Anônimo!

Anônimo disse...

Hello Gangstas!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Inicialmente, devemos prestar atenção nos "companheiros" do Site do Autor: Um link que leva à uma matéria sobre a destruição dos USA!!. Outro, do Tucker, que embora apresente fatos verdadeiros, tem um texto que sataniza os USA. Isso tá parecendo assunto de militante de partidinho anão, de extrema esquerda, mais ortodoxo que caixa de maizena. Gosto de polêmica de boteco, mas essa aí...PELO AMOR DE DEUS!!!!!

Anônimo disse...

Oi Luiz,

fiquei curioso sobre suas observações. Tem muito texto nesta página e não encontrei os sites mencionados. Poderia, por gentileza, colar os sites aos quais se refere?

Anônimo disse...

Olá Anônimo !

Os links não estão neste site; Estão naquele do autor do livro "Fraude do Século", comentado aqui no buteco.
Luiz

michel disse...

junior, quem disse que nao há gravidade na lua?!

vai estudar rapaz.

Anônimo disse...

Claro que o homem conseguiu este feito apesar da falta de recursos tecnológicos na época, se comparado aos recursos hoje existentes, uma obra auxiliada por Deus, o homem aos "Trancos e Barrancos" conseguiu este feito.
Temos as transmissões via satélite, o GPS, O Clima, e algumas toneladas de objetos deixados pela Nasa no espaço.

Anônimo disse...

Sim eu acredito que o homem tenha conseguido pisar na Lua.
Os americanos sempre desejaram este feito, não para provar nada à ninguém, mas simplesmente pela possibilidade de terem total domínio sobre a terra. Exemplo: O sistema GPS, são 24 satélites girando ao redor da terra determinando a posição geográfica do planeta. Isto na epoca servia aos Americanos para localização das suas tropas no Golfo. O Objetivos dos era o de tomar o Petróleo da Arábia saudita. Não obtendo éxito, disponibilizaram os satélites para localização civíl.

Anônimo disse...

Puxa, o nível da discussão ta baixando para o nível da calçada do buteco... Nos dois últimos comentários, um mistura o nome de Deus no meio, como se Deus fosse a favor dos EUA (e contra os outros países) e o outro acha que foram à Lua, porque os americanos desenvolveram mais de trinta anos mais tarde o sistema GPS (sistema que só envolve satélites na órbita da Terra. Ora, os russos puseram o primeiro satélite em órbita antes dos americanos).

Um argumento forte dos incrédulos é "porque não houve viagens à lua nos últimos 40 anos?" De fato, a julgar pela frequencia das primeiras viagens, pela lógica, devia haver hoje um ônibus espacial com viagens regulares para a Lua. Os argumentos do Waltinho acima descritos são muito fracos, do tipo, não teve mais dinheiro pras viagens, ora pois... Encontrei uma resposta interessante, a ser pesquisada pelos interessados: até 1972 os russos não tinham tecnologia para rastrear naves além da órbita da Terra, logo os russos não tinham provas para denunciar a farsa. Coincidentemente, depois que os russos desenvolveram a tecnologia de rastreamento, os americanos nunca mais foram à Lua. Eu não tenho como saber quando os russos desenvolveram esta tecnologia, mas uma coisa todo mundo sabe: falsificar uma viagem à Lua nos dias de hoje é muito mais difícil do que naquela época, e talvez seja esta a verdadeira razão porque ninguém mais "voltou" à Lua hehehe...

Se alguém acredita que alguém foi à Lua só por que viu na TV, pode assistir àquela série Perdidos no Espaço dos anos 60, e acreditar que aquele pessoal vagava de planeta em planeta... hehehe ou Jeannie é um Gênio, onde Sidney Sheldon envolve a NASA na ficção das 1001 noites...

Dizem que nos EUA há um ditado muito popular: "If you can't make it, fake it". Esta não seria a primeira grande farsa de um governo... e nem a última...

Anônimo disse...

Eu concordo com quem mistura Deus nesta história. Claro que pouca gente sabe que a Igreja condenou Galileu a negar o Heliocentrismo. Mas, realmente, acreditar que o homem foi à Lua e voltou várias vezes 4 décadas atrás, mas depois disso nunca mais repetiu o feito, isto é um legítimo ato de fé. Portanto, está certo quem mistura Deus nesta discussão. Então devemos perguntar aos padres e pastores se o homem foi à Lua... hehehehe

Anônimo disse...

Oi Waltinho,

Você escreveu "Vinte e quatro astronautas estiveram na Lua ou próximos dela. Dezenas de milhares de fotos foram tiradas. Centenas de engenheiros, cientistas, biólogos, psicólogos e pessoas de todas as áreas de formação trabalharam diretamente no programa espacial. Cientistas do mundo todo analisaram exaustivamente as rochas trazidas da Lua..."

Imagino que se este seu blog existisse nos tempos de Galileu, você escreveria: "Como é possível que este conspiracionista chamado Galileu Galilei duvide de verdade tão concreta sobre o Sol girar em torno da Terra. Afinal, desde os tempos de Aristóteles e Ptolomeu, há mais de mil anos, todos maiores os sábios da humanidade pesquisam e aprovam que o Sol gira em torno da Terra. Por esta razão, e também pelo dom da infalibilidade que Deus confia somente ao Papa, a Santa Igreja adotou as teses de Ptolomeu. Afinal, como pode Galileu ousar duvidar de verdades tão sólidas, se os maiores especialistas, cientistas e teólogos, ao longo de mais de mil anos já pesquisaram e comprovaram as teses de Ptolomeu?..."

Marcelo Cunha disse...

Só lunático para achar que o homem pisou na lua!! hehe

Anônimo disse...

É verdade, Mastroianne. Mas naquela época, tudo parecia tão sério, tão real, que todo mundo ou quase todo mundo acreditou. Tínhamos uma fé quase religiosa no governo americano e na tecnologia. Mas, depois de 40 anos sem nenhuma volta à Lua, algumas declarações de astronautas e da NASA dizendo que foi uma aventura muito arriscada e que eles precisam de mais tempo para fazer uma viagem realmente segura, explosões dos ônibus espaciais que nem foram até a Lua, e ainda dizem que agora falta dinheiro pra voltar lá, etc... enfim tantas peças que não encaixam nem fazem sentido, as pessoas um pouco mais inteligentes começam a imaginar que a verdadeira história não foi aquela que saiu na TV... Mas ainda tem gente que acredita em tudo que sai na TV e na mídia a despeito de tantas questões não respondidas ou mal respondidas... Há pouco tempo atrás, foram divulgadas provas inequivocas como fotos, etc, sobre as armas de destruição de massa do Iraque, o que motivou a invasão do país... Alguém que acreditou naquelas provas ainda continua acreditando nelas???!!!!

Anônimo disse...

A "Volta" do Homem à Lua.

Surgem notícias do "retorno" do homem à Lua, como no link abaixo:

http://br.noticias.yahoo.com/s/18062009/40/saude-lancamento-nasa-da-1-passo.html

Nesta notícia, alguns detalhes chamam a atenção:

1. Procurar água na Lua?! Porque tantas viagens tripuladas 4 décadas atrás não procuraram água, se até as sondas enviadas a Marte já estão procurando água naquele planeta tão distante, segundo nos dizem. Então eles procuram água em Marte, mas ainda não procuraram na Lua. Isto não faz sentido!

2. "A principal tarefa do LRO será buscar possíveis pontos de aterrissagem para as naves tripuladas que partirão à Lua a partir das próximas décadas." Quando eles aterrisaram 4 décadas atrás, não foi preciso de satélite para procurar pontos de aterrisagem? A pesquisa atual sobre os locais de aterrisagem tem início décadas antes da viagem tripulada. Naquela época foi tudo tão rápido. Não foi preciso planejar com décadas de antecedência. Isso não faz sentido;

3. As naves tripuladas vão partir nas "próximas décadas". Falar em décadas parece algo tão vago, tão distante no futuro. Parece promessa de político que quer ganhar a eleição com obras a ser realizadas nas "próximas décadas", quando todos já terão esquecido de suas promessas.

3. Se alguém tiver explicações convincentes para as questões acima, por favor, escreva aqui, pois até o momento, tantas contradições da NASA está ofendendo a inteligência das pessoas que pensam, ou a NASA pensam que todo mundo é burro e aceita tantas contradições como fazem os crédulos adoradores da NASA?

luiz giannini - LOCUTOR AMIGO NO AR disse...

Em 2006 a N.A.S.A. divulgou para todo o planeta que "perdeu" 700 arquivos da "viagem a Lua", entre eles, os vídeos originais da missão Apollo e os negativos das "fotos na Lua". A N.A.S.A.simplesmente sumiu com as evidências da farsa que cometeram! Realmente é muito conveniente dizer que"perderam" todos os vídeos e fotos originais da "viagem a Lua" pois hoje em dia qualquer perito facilmente comprovaria a fraude. Como é possível que a N.A.S.A. com toda a "suposta segurança" que tem em suas instalações seja capaz de simplesmente "perder" os arquivos do feito considerado pela humanidade como o mais importante da história?!?! Quem tem mais de 40 anos e ainda tem as fotos de quando era bebê? Garanto que muitos têm ainda as fotos de infância e isso sem ter a segurança de um órgão como a N.A.S.A.

Anônimo disse...

Luiz,

Parece que você tem razão.

Para comemorar os 40 anos do primeiro pouso na Lua (e quase 40 anos que ninguém voltou lá, não se sabe bem o porquê), a NASA está lançando os vídeos "restaurados" (ou seriam retocados?!). Afinal, porque não apresenta os originais?

Pelo bem da Ciência, poderia apresentar os originais e os restaurados... Afinal, com tanta gente duvidando que eles foram mesmo à Lua, poderiam apresentar respostas mais consistentes para calar as supostas teorias conspiracionaistas.

Tantas questões mal respondidas e quase 40 anos sem voltar à Lua, sendo que hoje, nossa tecnologia está anos-luz mais avançada em relação à década de 60... Enfim, a NASA insulta a nossa inteligência...

Font e Sol disse...

Só tenho uma dúvida! Para o homem ir a lua precisou de centenas de pessoas por traz da viagem, milhares de litros de combustíveis, etc. A pergunta é: Como eles conseguiram voltar da lua sem nada disso?

Anônimo disse...

Font e Sol,

quem responde sua pergunta é o Discovery Channel Brasil que está apresentando programas em comemoração à suposta ida do homem à Lua. Eles dizem mais ou menos o seguinte: "Existem feitos tão grandes que eles nos parecem impossíveis". Não tenho certeza, mas parece que o Discovery está caçoando de quem acredita... Só faltou dizer "Acredite se quiser!" hehehehe

Anônimo disse...

Alguém me ajuda, por favor!

No dia 25.09.09, foi veiculada uma notícia "sensacional": foi descoberta água na Lua.

Isto causa grande surpresa, afinal houve tantas viagens tripuladas à Lua 40 anos atrás e mais 40 anos de pesquisa e exploração até hoje.

Se não procuraram água, o elemento mais importante para a vida, naquela época, então o que foram fazer lá?????

Eu sempre defendi que o homem foi à Lua, mas cada dia sinto mais dificuldade em manter esta posição. Alguém poderia me dar um bom argumento para defender esta posição, pois me sinto cada vez mais ridículo e idiota tentando explicar por exemplo, porque não procuraram água quando estiveram lá pessoalmente. Esta notícia apresentada como descoberta inédita insulta a inteligência de pessoas que acreditam na NASA, como eu, e se soma aos argumentos daqueles que acreditam que a viagem à Lua foi apenas uma produção cinematográfica.

Notícia sobre a descoberta de água na Lua:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3996408-EI8141,00-Nasa+encontra+gelo+em+Marte+e+na+lua.html

Anônimo disse...

Puxa,

o Waltinho nao respondeu mais os ultimos comentarios...

oi Waltinho, voce nao tem bons argumentos pra arrasar com estes comentarios que questionam a ida do homem à lua?

Anônimo disse...

Anonymous o Waltinho me disse que ta cansado! agora podemos ver com o outro Anonymous se ele conhece o Anonymous que deixou o recado pra gente voltar a essa pauta de buteco.

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top