sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Propagandas que Marcaram


Há dezenas de anos atrás, ainda no começo do século, os irmãos Adi e Rudolph Dassler possuíam uma pequena fábrica de sapatilhas esportivas no interior da Alemanha.

Sua empresa, a Gebrüder Dassler - ou Irmãos Dassler, em português - chegou até a obter um relativo êxito financeiro, já que o Partido Nazista - na época iniciando sua era de poder no governo alemão - sempre foi um grande apoiador do esporte.

Mas, durante a II Guerra Mundial, um forte desentendimento, de motivo até hoje obscuro, fez com que Adi e Rudolph brigassem feio, e nunca mais sequer conversassem.

Então, logo que a guerra terminou, eles se separaram e dividiram a empresa em duas. Adi fundou a Adidas. E Rudolf, a Puma.

Típica Pauta de Buteco, não? Eu mesmo já contei essa história em mesa de bar umas 30 vezes (embora na maioria delas ninguém tenha dado moral).
É muito interessante saber que duas das maiores marcas esportivas (e, acima de tudo, rivais) na verdade vieram de uma mesma casa de família.

Em 2008, a Adidas comemora não sei quantos anos (não força a barra porque eu não sou Wikipedia), e um VT de 2 minutos e meio foi criado pela agência 180 Amsterdam no intuito de homenagear o velho Adi e ao mesmo tempo contar um pouco da história da marca mais fodástica hang loose de todos os tempos. E, é claro, você vai conferir este vídeo AQUI AGORA (Gil Gomes ON)


PS: Ficou muito bom isso aqui!


Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top