sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dicas do Waltinho

Continuamos com os o indicados a melhor filme para o OSCAR 2010.

“AVATAR
Título original: “Avatar”
Diretor: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver

O primeiro longametragem de ficção que James Cameron dirige desde “Titanic” já se tornou o filme mais rentável de toda a história. A obra ficou célebre antes mesmo do lançamento, por prometer uma experiência única, em 3D, e por ter 60% das cenas feitas no computador. O roteiro conta a história de Jake Sully, um militar paraplégico que aceita ir para o planeta Pandora comandar um Avatar – corpo criado artificialmente e que se conecta à mente de seu piloto. Lá, ele conhece e se encanta com o povo nativo. Algo como um “Dança com Lobos” do futuro.

Resumo da Ópera: Avatar realmente será lembrado. Ainda é cedo para diagnosticar o tamanho de sua repercussão, mas quase toda a mídia especializada aprovou o filme com veemência. James literalmente criou um universo tão palpável e real, que temos o planeta Pandora como um lugar a ser visitado, e não uma ilusão de computador.

Cultura, ainda que inútil!


- James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995, buscando inspiração em toda ficção científica que lia quando criança. O texto final fora feito em 2006, com a ajuda de um linguista da USC para criar o idioma dos extraterrestres. Cameron anunciou a produção em 2005 como "Projeto 880", que seria um dos seus futuros projetos junto com uma adaptação de mangá, Battle Angel. Em fevereiro de 2006, Cameron anunciou que o "Projeto 880" era uma reformulação de Avatar, um filme que ele tentou produzir anos antes, e ele faria o filme antes de Battle Angel.

- Avatar foi filmado em 3D, com os atores sendo transformados em versões digitais por captura de movimento. Cameron disse que optou por esse sistema pelos avanços trazidos em personagens como Gollum, King Kong e Davy Jones (Piratas do Caribe).

- Avatar é a produção mais cara da história do cinema com orcamento estimado em US$ 500 milhões. Foram 237 milhões de dólares apenas para a execução do filme, sendo a 4ª produção mais cara da história do cinema.Os outros US$ 263 milhões foram gastos nas novas tecnologias, marketing, etc.

- Os efeitos, criaturas e ambientes digitais foram totalmente computadorizados pela empresa de Peter Jackson, WETA Digital. Cameron a preferiu depois de assistir ao O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e testemunhar ao resultado espetacularmente fantasioso, do qual ele precisava.

- Avatar já superou a marca de 2 bilhões de dólares e já é o maior filme em bilheteria de toda a história, superando Titanic do próprio Cameron.

- Foram 8 indicações ao BAFTA, o Oscar inglês.

- O filme recebeu 9 indicações ao Oscar.

Confira outros indicados no menu ao lado "Dicas do Waltinho".

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top