quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Playstation


Acaba de completar 15 anos que a Sony lançou o primeiro Playstation no Japão - no dia 3 de dezembro de 1994, para ser exato - e com isso marcou sua entrada oficial no mercado de consoles. A companhia de eletro-eletrônicos asiática conseguiu revolucionar os parâmetros no segmento de games e entretenimento - massificou os jogos em CD-ROM, que substituiram de vez os tradicionais cartuchos (o Nintendo 64 que o diga), popularizou os joysticks com 2 analógicos e um monte de botões, como estamos acostumados hoje, além de permitir que as produtoras fizessem jogos mais adultos e que atraíssem um público mais velho.
Com todas essas novidades tecnológicas, o Playstation ficou incríveis 11 anos no mercado, só saindo de linha no dia 23 de março de 2006, após vender mais de 100 milhões de unidades ao redor do mundo.


Só que o mais impressionante é o fato de que a Sony conseguiu, em tão pouco tempo, tomar a liderança das até então imbatíveis e intocáveis Sega e Nintendo. E quem viveu a guerra dos consoles de 16-bits sabe que parecia impossível que alguém conseguisse fazer isso - ainda que a Sony tenha contado com uma imensa ajuda dos dois concorrentes.

A Sega, que deu seguidos tiros nos pés ao lançar consoles difíceis de programar e com preços excessivamente exagerados (casos de Saturn e Dreamcast) - inclusive optou por abandonar o mercado de consoles, dedicando sua tecnologia apenas ao desenvolvimento de jogos. Já a Nintendo, que ficou para trás por continuar insistindo tempo demais nos cartuchos do Nintendo 64, tenta voltar a ser grande através da interatividade do Wii. Mas o caminho não será assim tão fácil: apesar de não contar mais com a antiga rival Sega no caminho, a Nintendo precisa, antes de pensar em voltar ao topo do pódium, tirar do segundo lugar a Microsoft e seu X Box, que comendo pelas beiradas também passou a rasteira nos criadores de Super Mario Bros.


Sem dúvida, o legado e influência do Playstation é estrondoso. Basta reparar que todo o mercado de jogos de hoje é baseado no modelo criado com o Playstation, com jogos em disco ao invés de cartuchos, jogos em 3D, aumento da duração e complexidade, entre outras coisas. Além disso, algumas das grandes franquias que nasceram no Playstation continuam por aí até hoje - algumas delas, inclusive, foram transportadas para a telona do cinema - como Tomb Raider, Crash Bandicot, Spyro, Tony Hawk's Pro Skater, Resident Evil, Wipeout e Silent Hill.


100 Playstation ONE Games

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top