quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pauta Profile: Rickson Gracie

Nome: Rickson Gracie
Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ
Nascimento: 20/11/1958
Profissão: Casca Grossa

"Não aceito ganhar menos que ninguém."
"Não aceito ganhar igual a ninguém."

Rickson Gracie é um artista marcial praticante do Jiu-Jitsu e ex-lutador de MMA (Mixed Martial Arts) e Vale-Tudo. Mundialmente conhecido e reverenciado, Rickson possui residência fixa nos Estados Unidos. O currículo de um dos pioneiros do hoje renomado Jiu-Jitsu Brasileiro conta com 487 lutas, entre torneios oficiais da modalidade, desafios de Vale tudo, MMA, Sambo e Luta Livre, e de forma irrepreensível, venceu a todas elas - por finalização.

O terceiro filho do patriarca Hélio Gracie é um dos poucos homens no mundo a possuir o 8º dan - uma espécie de grau medidor da habilidade de quem já possui a faixa preta - na luta mais popular do país na atualidade.

Rickson é, sem sombra de dúvidas, o mais vitorioso membro da família responsável pela criação deste sistema de combate denominado "Jiu-Jitsu Brasileiro" ou "Jiu-Jitsu Gracie", que basicamente consiste em usar o peso e a força do adversário contra ele mesmo. Essa característica peculiar possibilita que um lutador, mesmo sendo estruturalmente menor que o adversário, consiga sair do ringue vencedor. Outra ponto marcante diferencia esta de outras artes marciais: suas avançadas técnicas de luta no chão, com as quais é possível imobilizar - ou finalizar, na linguagem dos praticantes - o oponente por meio de uma queda.




Os integrantes da família Gracie foram durante muito tempo os Corleone do Vale-Tudo. Venceram praticamente todos os desafios no Brasil durante décadas, numa época em que a luta livre era brutal. Exatamente por isso, todo o clã é, ao mesmo tempo, temido, odiado e idolatrado pelos diversos seguidores do estilo espalhados nos quatro cantos do mundo.

Rickson, o "Romário" do Jiu-Jitsu, se declara invicto. Polêmicas à parte, o fato é que muitas de suas lutas não têm registro e, antes de morrer, seu pai e mestre Hélio desmentiu um grande número de lutas do pupilo, alegando que o filho contava como luta treinos diários de academia (qualquer semelhança com a contagem de gols do Baixinho mera coincidência). Mas é INCONTESTÁVEL que Rickson possuía uma impressionante técnica e maneira singular de derrubar seu combatente, sempre impondo com uma superioridade absurda a sua maneira de lutar frente aos demais, conseguindo anular facilmente quem se atrevia a desafiá-lo, vencendo quase sempre por nocaute ou finalização num curto espaço de tempo. Em todos os campeonatos de Vale-tudo que disputou no Japão, foi consagrado vencedor, saindo de suas lutas totalmente ileso.



Contra fatos não há argumentos. Pesando 84kg distribuidos em 1.78m, o carioca venceu todos os campeonatos de vale-tudo que disputou: Japan Free Style Championship 1994, Japan Free Style Championship 1995, Pride 1, Pride 4, Closseum 2000, totalizando 11 vitórias em 11 lutas, todas por finalização.

O casca grossa do Rio é de uma época em que não existia um circuito oficial de vale-tudo e cada um aparecia com o cartel que quisesse. É um dos nomes mais importantes do esporte justamente por ter trabalhado duro para popularizar e fincar as raízes deste esporte no Japão - ao tempo em que rapidamente se disseminava aqui no Brasil. Fez isso em um período especialmente obscuro para o vale-tudo no ocidente. Seu maior legado será o de ter sido o pioneiro, o desbravador que ajudou a fazer do vale-tudo um dos esportes mais populares do planeta. Pouco interessa se tem 11 ou 400 vitórias no cartel.

Nota triste: Após a morte de seu filho Rockson em 2000, vítima de overdose, o mestre abandonou os ringues.

Cultura, ainda que inútil

*Na sua última luta em MMA, contra o japonês Fubaki, Rickson se lesionou após receber um direto no olho, e teve uma retração do nervo ótico, lutando sem enxergar com os dois olhos por um relativo espaço de tempo.

*Rickson aprimorou o Jiu-Jitsu e criou técnicas novas, fruto de seus incontáveis combates.

*O grande campeão Randy Couture, antes de entrar no MMA, foi até a academia de Rickson para receber alguns ensinamentos dele, e Gracie o finalizou facilmente diversas vezes seguidas.

*Rickson Gracie invadiu a academia de Marco Ruas, que posteriormente veio a ser vencedor do UFC, para desafiá-lo. Ruas pediu 3 meses para se preparar e Rickson respondeu "Eu já nasci pronto!".

*Fez uma pequena ponta no filme The Incredible Hulk, no qual é o instrutor de Bruce Banner. No longa, é retratado como um instrutor de aikidô e não de jiu-jitsu.


Entrevista "SENSEICIONAL" - Imperdível!






Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top