quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dicas do Waltinho: Changeling (A Troca)


Eu havia adiado assistir a Changeling (A Troca) por um bom tempo. Para ser franco, tive receio - e, vou admitir, uma certa preguiça - de que fosse um daqueles filmes de época parados e monótonos, ótimos para assistir quando se está deprimido ou com crise existencial. Além disso, havia também o medo de me deparar com um rendimento meia-boca de Angelina Jolie, no talvez único filme do mestre Clint Eastwood que não me chamou a atenção de primeira.
Mas é muito bom reconhecer que eu estava REDONDAMENTE ENGANADO.

Um filme denso, inquietante e magnífico sobre o desaparecimento de um menino e a busca desesperada de sua mãe em uma época difícil em Los Angeles: o final dos anos 20. Baseado em história real (“Wineville Chicken Coop Murders” - considerado um dos crimes mais bárbaros da história dos EUA, onde o perturbado serial killer Gordon Northcott foi condenado à forca por assassinar brutalmente 20 crianças), o filme faz um importante resgate de uma história esquecida nos arquivos públicos de uma das mais importantes cidades dos Estados Unidos. Bom roteiro, ótima direção e excepcional reconstrução de época, "A Troca" acaba tocando em vários temas importantes paralelos ao drama principal do desaparecimento de um filho. Entre eles, a emancipação da mulher, o abuso do poder e a manipulação da mídia por parte de uma polícia corrupta e um governo sem escrúpulos.

O longa, mesmo não sendo perfeito - vale ressaltar, quase nenhum é - vale cada centavo gasto em sua locação: especialmente pela história bem conduzida e ótima interpretação dos atores. Afinal de contas, uma dose de John Malkovich é sempre muito bom.


.

Walter Collins, o garoto-tema do filme, (esq.) aos 7 anos e Arthur (dir.), o garoto impostor.

.
A Christine Collins original, interpretada na obra por Angelina Jolie.

Através das fotografias tiradas na época de Gordon Northcott, podemos ver as diferentes personalidades e distúrbios do maníaco. Às vezes, ele se mostra reflexivo, pedante até. Em outros momentos, aparenta uma imagem irritantemente demoníaca.

O demente capturava garotos - de 8 anos em média - para depois aprisioná-los, abusar sexualmente e, finalmente, matá-los com a ajuda de sua suposta mãe/avó, Sarah Louise Northcott. Gordon, pelo que consta, teria sido fruto de um incesto e molestado por praticamente todos os membros da sua família. Um verdadeiro FREAK SHOW!


"Uma oração! Por favor, façam uma oração por mim!" - foram as últimas palavras de Gordon antes de morrer.

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top