quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pauta Profile: Rocky Balboa



Nome: Robert "Rocky" Balboa.
Naturalidade: Filadelfia, EUA.
Nascimento: 06/07/1945.
Profissão: Boxeador.

Rocky Balboa é um famoso boxeador que costumava realizar pequenas lutas em seu bairro no sul da Filadélfia. Geralmente, lutava no famoso Clube da Luta Câmbria - também conhecido como Balde de Sangue.
Em seu sanguinário curriculum constam poucas derrotas, sendo a maioria destas antes de chegar ao ápice de sua carreira. Rocky foi casado com Adrian Pennino Balboa, falecida em Janeiro de 2002. Têm como cunhado seu melhor amigo, Paulie Pennino, que tem o terrível hábito de magoar a todos com quem ele fala. O fruto de seu único casamento gerou um filho, Robert "Rocky" Balboa, Jr.

Rocky Balboa foi campeão mundial dos pesos pesados, título este que conseguiu vencendo Apollo Creed em uma épica luta revanche no ano de 1977. Mas tempos depois Balboa, que defendeu seu título em 10 oportunidades, resolve se aposentar. E mantém fixa a idéia até que Clubber Lang, um terrível adversário, resolve o desafiar. Percebendo que ainda poderia lutar em alto nível e sentindo que seu treinador, Mickey Goldmil, já não estava mais tão bem de saúde, Rocky não pensa duas vezes e aceita a proposta.
Mickey acaba o treinando, mas justamente na noite da luta, durante uma discussão entre Lang e Balboa, o velho treinador acaba sendo empurrado pelo rival de Rocky, que depois de um impacto forte, morre assim que acaba a luta - mais precisamente no 2° Round.
Balboa perde a luta e o respeito. Mas nunca a força de vontade. Sabendo disso, Apollo Creed, seu primeiro e antigo rival, inicia com ele um treinamento pesado, e o ajuda a retomar o título de campeão. A tática de esquiva foi aprovada por Rocky, e chegou muitas vezes a confundir o adversário, que foi levado com diretos, jabs e socos fortíssimos no estômago, culminando com um knockout no 3° Round da luta.


Após ver Rocly ganhar a luta e reaver o título, um capitão do exército soviético vem visitar os Estados Unidos, ao tempo em que a União Soviética anuncia sua entrada oficial no boxe.
O capitão em questão é Ivan Drago, campeão nacional, que almeja fazer uma pequena exibição com o norte americano. Sabendo disso, Creed vai conversar com Rocky, e decide que ele mesmo é quem quer acabar com o soviético.
Rocky concorda e na noite da luta, ao som de James Brown, Drago é provocado por Apollo, que o trata como iniciante.
O europeu enfim mostra tudo o que sabe. E o resultado é letal para o amigo de Rocky.
Ao fim da luta, Apollo tem um choque anafilático e os jornalistas invadem o ringue. Drago se limita a dizer: "Se ele morrer, morreu".
Destinado a vingar seu grande amigo, Rocky é impedido pelo conselho oficial de boxe de lutar contra Drago. Então, o destemido lutador vai até a Rússia para ser treinado por Duke, antigo treinador de Apollo, e finalmente poder ter a chance de ficar frente a frente com o desafeto. Com estrutura ruim e péssimas condições de treinamento, Rocky supera todas as adversidades e vence Drago no último Round por um belo nocaute. Depois de voltar para casa com seu cunhado Paulie, sua esposa Adrian e seu novo treinador Duke, Rocky se vê mais uma vez em apuros. Mas desta vez financeiros: seu contador rouba toda a fortuna acumulada com as lutas.



Rocky Balboa enfrentou destemidos adversários durante toda a sua carreira, e sofreu bastante para vencer a todos os desafios. Esta é exatamente a prova universal que o filme carrega consigo: "Acredite em si mesmo e você se estará bem". Passados muitos anos, o filme original continua um dos maiores sucessos de bilheteria até hoje, e a carreira do personagem mostra intensamente o desejo de sonhar - pois suas lutas são vencidas com o coração, e não com os punhos.
Share this article
 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top