sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cacildis! Eu vou me Pirulitar!

.
Nesta semana completaram-se 15 anos que vivemos sem o músico e humorista Mussum entre nós. (ele faleceu viu, Cléber Machado?)
Antônio Carlos Bernardes Gomes perdeu a vida em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, vítima de complicações causadas por um transplante de coração.

Ainda sem o apelido que o consagrou, Antônio Carlos começou a carreira artística como músico. Na década de 60, formou com amigos o grupo Os Originais do Samba. Conciliava a banda com o posto de cabo da Força Aérea Brasileira, com aprovação dos superiores.

O apelido Mussum surgiu em sua primeira aparição na TV. Em 1965, Os Originais do Samba participaram do humorístico Bairro Feliz, exibido ao vivo pela Globo. Tudo corria bem até Grande Otelo deixar cair no chão um livro onde guardou o script, pois não havia decorado o texto. Antônio Carlos teve um ataque de riso.
O comediante então olhou para o sambista – negro, calvo e sem pelos no rosto – e disparou: “Tá rindo de que, ô mussum?”, - em alusão à homônima enguia preta e sem escamas. A partir daí, Antônio Carlos nunca mais deixou de ser Mussum, o Mumu da Mangueira.

A carreira como humorista começou em 1967. A convite de Chico Anysio, participou da Escolinha do Professor Raimundo, na TV Tupi. Mas foi a insistência de Manfried Sant’Anna, o Dedé Santana, que levou Mussum a se unir a ele, Dedé, e a Renato Aragão - o Didi Mocó Sonrisélpio Colesterol Novalgino Mufumbo -no projeto que mais tarde o consagraria como um dos maiores comediantes da TV brasileira.

Em 1973, ainda pela Tupi, o trio estreou o programa definitivo que mudaria para sempre suas vidas - e as nossas também. Nascia para o mundo Os Trapalhões, que meses depois ganhariam o seu quarto e último elemento: Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias.

Em 1977, Os Trapalhões foram parar na Globo, onde passaram a melhor fase de suas carreiras, alcançando o ápice da fama em meados dos anos 80. Mas em 1990, o grupo enfrentou sua primeira tragédia: a morte de Zacarias, que há algum tempo já não andava bem de saúde.

O falecimento de Zacarias quase fez com que Os Trapalhões pendurassem as chuteiras. Mas o comprometimento com o público e a vontade de homenagear o amigo motivaram os colegas a seguir em frente com o programa. Até que, 4 anos depois, veio a acontecer a segunda e última tragédia: Mussum se juntou a Zacarias do outro lado, para levar alegria ao Céu.

Após a morte de Mussum, o programa ainda resistiu na TV por um ano. Totalmente descaracterizado, e sem muito de sua graça, deixou de ser exibido no final do ano de 1995.

Além do programa na TV, Mussum participou de 27 filmes com os colegas humoristas. Estreou nas telonas em 1976, em O Trapalhão no Planalto dos Macacos. Seu último longa-metragem foi Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, de 1991.

Mussum que também era conhecido como Mussa, Mumu, Suíço, Fumê e Fumaça foi considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões. No programa, popularizou o seu jeito peculiar de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" a palavras arbritrárias (forévis, cacildis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (ou "mel", que era sua gíria para cachaça).

Numa época onde não existia a hype "politicamente correta", Mussum satirizava sua condição de negro, criando expressões que até hoje são lembradas com muito carinho pelos brasileiros, como "negão é o teu passadis" ou "quero morrer pretis se eu estiver mentindo".


Mussum Forevis!


Erros de Gravações

Aprenda o dialeto do Mumu no Mussumgrapher!

Menção honrosa Tassi Jones Connie Simamoto e Junim Cacildis Bueno

Share this article

4 comentários:

JunimBueno disse...

Mussum não morreu!
Mussum forevis.

JunimBueno disse...

Ah, e grato pela menção honrosa Sr. Walter!

Anônimo disse...

PERFECT!

Tássia Simamoto disse...

Eu gosto demaisssssssssssssssssssssss
mas vc nao falou do mussumday!!!!!!!!!!!!!!!!
gostei da menção honrosa... Vc me ama papa!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top