segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock and Roll!


O Rock n' Roll surgiu nos EUA no final da década de 40. Com raízes afixadas nos gêneros musicais afro-americanos - como o Blues e o Jazz - a cultura Rock, recheada com guitarras agitadas e batidas ritmadas ao som do contrabaixo, foi rapidamente difundida pelos quatro cantos do mundo.

Nos primórdios do Era do Rock, mais precisamente entre o final dos anos 40 e início dos anos 50, era comum que os músicos se utilizassem do piano e do saxofone como instrumentos base (Conheça Jerry Lee Lewis) na composição da melodia - elementos estes que foram substituídos ou suplantados pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
A enorme popularidade e eventual visão global, impulsionada por ícones como Elvis Presley e, mais tarde, os Beatles, deu à Cultura Rock um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o Rock and Roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes, linguagem e foi, sobretudo, FORMADOR DE OPINIÃO.
Com a evolução natural da música, o rock gerou vários sub-gêneros (muitas vezes sem a atitude e a filosofia característica de origem), que por si geraram várias ramificações, que inovaram tendências, e que acabaram por dar a ele a faceta multi polivalente que vemos hoje em dia.

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock and Roll, e nós, rocknrollas frustrados deste buteco inescrupuloso, temos também nossas preferências dentro deste verdadeiro caldeirão que se tornou o rock atualmente.
Conheçam agora algumas de minhas bandas preferidas do sub gênero do Rock que mais fez sucesso nos anos 80: o Hard Rock.
Pena que um lesado de Seattle viciado em heroína fez do Grunge a bola da vez e acabou com tudo.




Adendo do Vitet
.
Concordo com LeoCraven no aspecto que tange as nossas preferências musicais. Ao meu ver, a década de 80 foi musicalmente (vejam bem, eu disse musicalmente) mais importante que o movimento Grunge que se popularizaria na voz de Kurt Cobain, Chris Cornell e Eddie Vedder - este último, disparado o mais talentoso - anos mais tarde. Mas não é por isto que devemos subjugar a importância de bandas que até hoje servem como inspiração para adolescentes bêbados revoltados e skatistas maltrapilhos.
Feliz Dia do Rock, mancebos! Escutem isto aqui, que faz bem para os tímpanos.
.
Share this article

2 comentários:

Unknown disse...

Thank GOD !!
O que seria do mundo sem o Rock?!

Unknown disse...

e Goo Goo Dolls num eh rock porra nenhuma!!! neme m Centralina!

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top