terça-feira, 26 de maio de 2009

Stop Motion


A Stop Motion é uma técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos inanimados, fotograma por fotograma (ou seja, quadro a quadro).
Entre um fotograma e outro, o animador modifica a posição dos objetos e, quando o filme é projetado numa velocidade de 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão realmente se movimentando.

Esta ilusão de movimento só é possível devido à Persistência Retiniana. Quando a retina dos nossos olhos está excitada pela luz, ela envia impulsos para o cérebro que, por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo após a luz ser removida. E isso continua por algumas frações de segundos, até que as células da retina voltem ao normal.

Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, conseguiremos obter uma ilusão de movimento.

Traduzindo para sua mente chula e depravada, seria mais ou menos como desenhar bonequinhos no final de cada folha do caderno e depois folhear rapidamente com o dedão.

Ahhnn?


Quer ver mais trabalhos em Stop Motion? Eu te mostro.
Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top