segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Prova de Tudo - Pauta Profile: Bear Grylls

Bear Grylls apresenta desde 2006, no Discovery Channell, o programa À Prova de Tudo ("Man vs. Wild", nos EUA e "Born Survivor: Bear Grylls", para o Reino Unido).
Nele, o corajoso Grylls demonstra suas técnicas de sobrevivência em alguns dos lugares mais belos e inóspitos do planeta, onde turistas mais desavisados costumam se perder ou correr grande perigo.

O protagonista de "À Prova de Tudo" nasceu na ilha de Wight, onde começou a escalar com seu pai quando ainda era criança. Mais tarde, serviu no Serviço Aéreo Especial (SAS) e no 21st SAS Regiment (Artists Rifles) - força especial de combate terrestre das Forças Armadas do Reino Unido - quando, enquanto participava de um treinamento, sofreu grave acidente ao saltar de pára-quedas no Quênia.

Apesar do desastre, Bear tornou-se o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Monte Everest e regressar com vida - experiência que ele fez questão de registrar no livro “Facing Up”.
Outra característica marcante deste aventureiro é a ousadia. Ao lado da mesma equipe com a qual alcançou o Everest, o astro da Discovery Channell conseguiu dar a volta em torno do Reino Unido em cima de um jet ski.
E você apanhando para andar na represa de Miranda!

Dentre outros feitos e recordes pessoais, Bear liderou a primeira travessia sem auxílio em um barco inflável nas frias águas do Atlântico Norte. O feito inspirou um outro livro, “Facing the Frozen Ocean”, e ele acabou premiado pela Marinha Real Britânica.

Hoje, quando não está bebendo água de cobras venenosas ou comendo centopéias vivas, ele vive em um barco no rio Tâmisa com sua esposa Shara e seus dois filhos, Jesse e Marmaduke (este último com um nome que poderia muito bem ter saído da mente excêntrica de Angelina Jolie ou Brad Pitt).




De acordo com nota da Reuters no dia 24 de julho de 2007, o programa não é completamente "honesto" (Opinião compartilhada por nosso comparsa Vitet). A embarcação improvisada usada para escapar da Floresta na Península de Osa (Costa Rica) foi feita por consultores de sobrevivência, o local é densamente povoado e servido por estradas e o ponto mais distante da praia é 7 km. Em outro episódio, cavalos apresentados como "selvagens" teriam sido trazidos pela produção.

Mas isto é lógico!

Não podemos nos esquecer de que se trata de um programa de televisão. E a proposta do show é mostrar ao público como sobreviver nas condições mais primárias possíveis. Mas, obviamente, ninguém vai deixar que o protagonista morra em um episódio, picado por algum inseto venenoso, apenas para manter a "idoneidade".

O que interessa é que a atração é muito legal, interessante e divertida. É preciso notar que isso é entretenimento, feito no intuito de obter audiência. Não serve como nenhum treinamento militar de sobrevivência na selva.

A real sobrevivência, na verdade, carece de emoção. Envolve cuidado, técnica e, principalmente, medo. Qualquer pessoa que se perder e um daqueles lugares longínquos e tentar imitar o que foi feito no episódio anterior, vai se dar mal - para não usar outra palavra que veio à mente.

Imagino que 99% das pessoas que assistem "A Prova de Tudo" tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Com atenção, fica fácil notar que várias técnicas mostradas no programa são factiveis, mas não no tempo ou na forma mostrada.

terças - 21:00 / domingos - 19:00
www.discoverybrasil.com/aprovadetudo

Share this article

2 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo do comunicado da Reuters e assino embaixo tambem da opiniao do Waltinho. Nao acho que o programa seja "honesto" - inclusive, vou mais alem que a Reuters: acho que tem mais coisa por trás do que somente isso que foi levantado.
Mas a verdade é que o cara é realmente bom, manja muito e o programa é excelente.
O fato de algumas situaçoes serem armadas (como eu acho), nao diminui a tecnica nem a competencia do grande BEAR.
Amem.

Unknown disse...

Falou e disse Vitet... programa já foi + realista no começo mas mesmo assim não deixa de ser simplesmente demaisssssss......

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top