sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morre, aos 50 anos, Michael Jackson - O Rei do Pop

A morte de Michael equivale à de Elvis em importância para a música e a cultura Pop.

O cantor Michael Jackson, maior astro pop de todos os tempos, morreu nesta quinta-feira (25) aos 50 anos. Segundo o Instituto Médico Legal de Los Angeles, nos Estados Unidos, que confirmou a morte, Jackson sofreu uma parada cardíaca.
A informação foi publicada em primeira mão pelo site de celebridades TMZ. Segundo o jornal "Los Angeles Times", Jackson chegou ao hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles, por volta das 16h, no horário de Brasília, e morreu às 17h07.

Michael havia anunciado, em março, sua volta aos palcos no mês de julho com uma série de shows em Londres. O retorno do "rei do pop" foi amplamente noticiado e era ansiosamente aguardado pelos fãs, depois de sua reclusão voluntária desde que foi absolvido, em 2005, de uma acusação de abuso sexual a um menor.


Os shows que o cantor faria em Londres eram vistos como a grande volta por cima de Jackson - que dominou as paradas de sucesso durante a década de 1980 com clássicos até hoje tocados em rádios, como "Thriller" e "Billie Jean".
Além de seu notório talento para a música, MJ também recebia créditos por ter transformado seus videoclipes em uma forma cara e cinematográfica de arte.

750 MILHÕES DE CÓPIAS VENDIDAS

O caçula dos irmãos Jackson pertence a um grupo restrito de artistas extremamente bem sucedidos do último século, com vendas estimadas em 750 milhões de discos e 13 prêmios Grammy.



NASCE UMA MEGA ESTRELA


Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.

O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, emplacou sete músicas entre as dez mais tocadas e vendeu cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.

No ano seguinte, ele mostrou ao mundo seu passo de dança conhecido como "moonwalk", no qual ele desliza de costas no palco, quando cantava "Billie Jean" durante especial da emissora NBC. O passo se tornou uma de suas marcas registradas, além de instigar o mundo todo a repetir e aprender aquela mágica.


POLÊMICO

Entre os muitos escândalos protagonizados por Michael Jackson, o mais significativo aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).

Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

Acho que agora não é o momento certo para comentar as bizarrices e excentricidades que cercaram o Rei do Pop durante toda sua vida. Mas se você se interessa mesmo pelo assunto, indico o documentário "Living With Michael Jackson" produzido pelo jornalista britânico Martin Bashir e transmitido pela ABC. Você pode encontrá-lo completo e legendado no YouTube.


Apesar dos altos e baixos de sua vida, Mr. Jackson marcou o mundo musical da mesma forma - talvez até mais - que Elvis Presley, desenvolvendo seus talentos como compositor e cantor ainda quando criança, e revolucionando os passos de dança que tanto serviram de inspiração para novos artistas, como Justin Timberlake, Usher, Backstreet Boys e genéricos adjacentes.
Michael Joseph Jackson deixa três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II.

PLAY TIME - Teste seus conhecimentos sobre o Rei do Pop

Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top