terça-feira, 24 de março de 2009

Formula One 2009 - Part I


Você já viu aqui, no Pauta de Buteco, um vídeo bem legal com a jovem promessa Sebastian Vettel falando um pouco sobre as mudanças nos carros para este ano, mais especificamente sobre o KERS.

Mas se você é apaixonado pelo esporte e quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo na maior categoria de automobilismo do planeta, se prepare porque aí vem coisa boa.

O site F1naWeb - como de praxe em toda semana que precede o primeiro grande prêmio do ano - preparou uma matéria muito interessante sobre a temporada 2009 da Fórmula 1.
As novas regras, as novas equipes, o que esperar dos pilotos e scuderias e tudo mais que você precisa saber para chegar bem informado antes do primeiro ronco dos motores na madrugada deste sábado para domingo, em Melbourne.

Divirtam-se! Canalhas!


Pilotos e Equipes: Novidades e Prognósticos


Mclaren
O adeus do grande vencedor

A McLaren-Mercedes há 11 anos não conquista o título de construtores e ficou em segundo lugar, atrás da Ferrari, no mundial de 2008. A equipe, mesmo depois dos testes, até hoje trabalha na adaptação do carro às novas regras.
O ano é de despedida na Flecha de Prata. Depois de anos de glória a frente de seu time, Ron Dennis decidiu se aposentar e pretende deixar o time após o período de preparação. Apesar da baixa, a McLaren promete mais uma vez lutar pelo título com seus dois jovens pilotos, principalmente com o campeão Lewis Hamilton. O inglês chegou à Fórmula 1 mostrando a que veio e logo no primeiro ano perdeu o título por apenas 1 ponto. Em 2008 voltou com sede de título e disposto a apagar os erros que cometeu que renderam o título a Raikkonen. E conseguiu. O piloto roubou o título das mãos de Felipe Massa na úlima curva de um emocionante GP Brasil.
Lewis, que possui uma incrível regularidade, chega com moral e disposição para tentar seu bicampeonato. Mas ele não está assim tão otimista para o começo da temporada e prevê dificuldades: "Talvez a McLaren não esteja tão bem para esperar resultados parecidos com os de 2007 e 2008, mas nós todos vamos trabalhar duro para voltar a brigar pela ponta."
Em sua segunda temporada na McLaren, Heikki Kovalainen faz coro com Hamilton e não acredita em um começo tranqüilo para 2009. O finlandês almeja ter um desempenho melhor do que o de seu ano de estréia, quando ficou em sétimo no campeonato, e se diz preparado para o título:
"Ainda é cedo para dizer se estarei na luta pelo título, mas é isso que eu espero."


Ferrari
Trabalho duro para manter o favoritismo

A atual campeã da disputa de construtores não demonstrou a habitual força nos treinos. Felipe Massa e Kimi Raikkonen não puderam despejar a potência máxima de seus motores, pois a preocupação maior de todos está sendo na confiabilidade. Mesmo assim, a equipe sabe se superar e deve ser mais uma vez a protagonista na disputa. O chefe do time, Stefano Domenicalli, demonstrou preocupação maior com Williams e Brawn nos testes do que com sua própria equipe, protestando quanto aos difusores traseiros apresentados pelos times de Rosberg e Barrichello.
Felipe Massa chega mais forte e experiente em 2009, após uma temporada de intenso aprendizado, quando perdeu o título por apenas um ponto, mas obtendo uma vitória a mais que o campeão Lewis Hamilton. O brasileiro conta com o apoio de Michael Schumacher e se sente mais importante dentro da equipe:
"Meu papel mudou. Quando você sai de uma temporada positiva, como aconteceu comigo, você se torna um ponto de referência. Hoje eu sou um ponto de referência para o desenvolvimento, para o trabalho diário."
Massa acredita ainda que o carro está bastante competitivo, mas também demonstrou preocupação com relação à velocidade de outros carros. Principalmente os de Ross Brawn.
Kimi Raikkonen vive em meio a especulações. Pessoas influentes no circo garantem que ele está desmotivado e pensa em se aposentar. Mas mesmo assim, Kimi segue como um dos favoritos ao título. Em 2008 custou a dar o braço a torcer e ajudar Massa na reta final do campeonato.
Com um título mundial na bagagem, o piloto mostrou força nos testes sempre andando em tempos similares aos de Massa. É um dos mais valorizados em sites de apostas e se achar a motivação ideal, vai dar trabalho.


BMW Sauber
Desafio de chegar ao topo

A BMW-Sauber tem o grande desafio de montar um carro equilibrado dentro das novas regras. A equipe não vai poder lançar mão dos apêndices aerodinâmicos que usou e abusou na última temporada, mas que agora estão proibidos. Desde 2006, quando comprou a Sauber, a BMW vem crescendo e buscando grandes resultados e, segundo o chefe da equipe Mario Thiessen, quer desbancar Ferrari e McLaren.
A dupla de pilotos foi mantida. Robert Kubica é responsável pelos melhores resultados de seu time e chegou a ter chances de brigar pelo título em 2007 e 2008. O gigante polonês é mais um que chega com grandes ambições na temporada. Kubica não se preocupa e nem gosta da repercussão dos trabalhos realizados na pré-temporada: "Estou realmente ansioso pelo GP da Austrália, pois estou muito feliz de começar o ano de trabalho e acabar com toda a especulação dos testes ", disse o vencedor do GP do Canadá do ano passado.
Nick Heidfeld, de 31 anos, ainda busca sua primeira vitória. O alemão não consegue manter a constância de bons resultados de seu companheiro. No entanto seu otimismo parece inabalável: "O que poderemos fazer está amplamente ligado à performance técnica do carro. Mas o objetivo da equipe é entrar de vez na luta pelo título", afirmou. Ele terminou o campeonato de 2008 em sexto, com 60 pontos. Robert Kubica foi o quarto, com 75, e a equipe terminou o ano como terceira colocada. "Ainda não sei como estamos em relação a nossos rivais, até porque todos costumam esconder o jogo. Mas os testes que fizemos até agora foram muito positivos" - completou o piloto.


Renault
Todos pelo tri de Alonso

A Renault é tradicionalmente uma grande força na Fórmula 1, conquistando 115 vitórias e 8 títulos, como fornecedora de motores e escuderia. A equipe é a única que tem um primeiro piloto definido. Fernando Alonso tem todas as regalias que um bicampeão merece e atenção total, sob o comando de Flavio Briatore. Alonso andou bem nos testes em Jerez, chegando a liderar algumas sessões. Ele afirmou que não vem apenas para ser coadjuvante. O piloto de 27 anos conta ainda com um ótimo relacionamento com toda a equipe, desde sua primeira passagem, quando conquistou seus dois títulos mundiais (2005-2006).
Nos sites de apostas, Alonso não poderia estar melhor: é o favorito disparado para conquistar o título. "As coisas serão diferentes esse ano. Não haverá a mesma dominação da Ferrari e da McLaren que em 2008. Algumas escuderias, como BMW, Toyota e Brawn, estão aparecendo bem. O campeonato está aberto, e isso é muito interessante: bom para o público e para o esporte", afirmou.
Nelson Ângelo Piquet fez um início de temporada em 2008 que beira o desastroso, chegando-se a especular até mesmo sobre uma substituição sua pelo piloto de testes Lucas Di Grassi.
Na segunda metade veio a recuperação e um pódio. Agora não há mais chance para aprendizado e nem para correr com o nome. O chefão Flávio Briatore já demonstrou uma certa insatisfação com o brasileiro e vai cobrar dele nesta temporada resultados bem melhores.
Nos testes, Piquet não teve grande destaque, mas explicou que os trabalhos estavam visando o acerto de diversos componentes que não exigiam estar andando a frente dos demais. Ele se julga preparado para sua segunda temporada e aposta que sua equipe estará competindo com Ferrari e McLaren pelo título.


Toyota
Restrições e cobranças só aumentam

Uma das equipes que mais esbanjou dinheiro na Fórmula e menos obteve resultado nos últimos anos. A Toyota não justificou os investimentos feitos e corre o risco de seguir o rumo de sua concorrente japonesa e abandonar a competição, caso os resultados não apareçam. A equipe ficou satisfeita com os testes e não diagnosticou nenhum problema. A Toyota está há sete anos na categoria e só conquistou 8 pódios e 2 poles. Em 2008, foi 5° lugar com 51 pontos e, com a crise mundial, os dirigentes afirmaram que esse é o momento para surgirem os resultados esperados. Ou caso contrário, a equipe sofrerá sérios cortes orçamentários para 2010.
Jarno Trulli continua sendo o grande nome do time e está mais confiante do que nunca em atingir suas ambições. "Certamente espero que possamos alcançar grandes coisas neste ano. Estamos definitivamente otimistas. Tentamos melhorar nosso desempenho ano a ano e acredito termos nos estabelecido como uma boa equipe que melhorou muito." afirmou o italiano.
O veterano de 35 anos já possui uma vitória no currículo, mas acredita que pode almejar muito mais com o carro deste ano, inclusive confiando muito em seu parceiro para o desenvolvimento conjunto da equipe: "Todos nós trabalhamos juntos na mesma direção".
Timo Glock ganhou mais destaque pela sua última volta na temporada passada do que propriamente por seu desempenho nas corridas. A ultrapassagem que sofreu de Lewis Hamilton, no GP do Brasil, interferiu diretamente a favor do título do inglês. No campeonato, somou 25 pontos e consegiu a mediocrática 10ª colocação.
Para esta temporada, Glock afirma que será uma tremenda decepção caso a equipe não lute por vitórias.



To be Continued...
Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top