terça-feira, 1 de junho de 2010

"I'm not a MAN. I'm CANTONA."

"As gaivotas acompanham o arrastão, pois pensam que as sardinhas serão jogadas ao mar."

Éric Daniel Pierre Cantona
Paris, França
24 de Maio de 1966

Alfredo Di Stefano, George Best, George Weah ou o ainda ativo Ryan Giggs se juntam ao lendário “The One and Only”, na lista de estrelas da bola que nuncam disputaram um Mundial.

Quer seja pela sua fabulosa qualidade futebolística, quer seja pela sua personalidade explosiva, poucos jogadores ocuparam tantos “headlines” e provocaram tanta discussão como Cantona.

Ele passou por 5 clubes franceses, mas foi em “terras de sua majestade” que construiu o seu reinado. A sua chegada ao Yorkshire, foi um sucesso conquistando a Liga em 1992. No entanto enquanto os adeptos do Leeds “endeuzavam” Cantona, rumores de uma desavença com o técnico Howard Wilkinson surgiam.Foram estes atritos entre atleta e treinador, que provavelmente motivara a venda do craque para o Manchester United por 1.2 Milhões de libras, uma verdadeira pechincha.

Cantona maravilhou a Inglaterra com seus gols decisivos e jogadas de mestre, mas seria a sua personalidade que ficaria para sempre na história do futebol. Em 1995, enfiou o pé ao ouvir insultos de um dos corneteiros de plantão torcedor do Crystal Palace.E esse momento "animal" custo caro.Além da suspensão de 9 meses fora do futebol e prestação de serviços comunitarios,perdeu a oportunidade de jogar uma copa do mundo, já que em 90 e 94, a França não conseguiu se classificar para mundial.A copa de 98 poderia ser o maior momento de sua carreira, mas o treinador não conseguiu engolir o temperamento e personalidade do gênio.

Pós suspensão Cantona voltou a jogar e conquistar titulo pelo United.Magoado por Aos 31 anos vivendo o auge da sua carreira acabou por se retirar do futebol profissional e foi se divertir com o Futebol de Praia.

O Melhor ainda está por vim, quando falamos do enigma chamado Cantona. O currículo oficial pós-futebol é intrigante: Pinta e coleciona quadros, participou de onze filmes,além de diversas campanha publicitarias e agora se arrisca no teatro.No último Festival de Cannes,apareceu como actor e co-productor do SENSACIONAL “À Procura de Eric”, de Ken Loach.

Em seus pais tem a imagem de um homem incontrolável, arrogante, que não encontrou o seu lugar. Em contrapartida, a Inglaterra adora-o como não se consegue imaginar. Mas a verdade é que, para Cantona, o futebol é uma forma de arte.

Cantona jogava com estilo e corpo ereto, prolongado pela style gola levantada da camisa, e comemorava seus gols parado de braços abertos, como que absorvendo o clamor do público:
Ohh Cantona!



Cultura, ainda que inútil!

- Em 1988, foi banido da seleção francesa ao chamar o treinador Henri Michel de "um monte de mer...", ao ficar fora das Eliminatórias para a Copa de 1990.
- PFA Player of the Year, em 1994 e 1996.
- Venceu 5 Ligas Inglesas em 6 anos.
- Em 1999, foi votado o melhor jogador da história do Manchester United.
- Clubes em que atuou: Martigues, Auxerre, Olympique Marseille, Bordeaux, Montpellier, Leeds United, Manchester United.

- Depois de ficar fora da Copa 98, assumiu publicamente que iria torcer desde então para a Inglaterra.
- Histórico de 432 jogos e 161 gols como profissional. Na seleção, disputou 45 jogos e marcou 20 vezes.
Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top