quarta-feira, 20 de abril de 2011

Serviço de Utilidade Pública - A Máfia do Caixão

A CRUZ QUE O BRASILEIRO CARREGA


Minha história é simples e não tem um final feliz hollywoodiano. Por isso, deve entediar muita gente que vai ler esta matéria aqui no blog - o que eu realmente compreendo, já que fundamos este portal de cultura (ainda que inútil) com o intuito de entreter os muitos internautas que o acessam.

Minha mãe faleceu em meados de janeiro deste ano, vitimada por um câncer no ovário que acabou rapidamente se alastrando por todo o corpo. Mas a dor pelo falecimento da minha ídola-mor não é o tema principal deste post.
Acontece que, como muitos brasileiros, minha mãe tinha dívidas. E uma delas, com um dos peixes grandes: um sangue-suga, aproveitador, dissimulado e cretino Banco que, como um vampiro, chupa cada mililitro de vida de quem precisa dele. Não é minha intenção fazer qualquer tipo de sensacionalismo barato para chamar a atenção; muito menos, tentar me destacar como uma espécie de Michael Moore dos pobres e fudidos. Mas para que vocês consigam entender perfeitamente o que eu venho passando nesses últimos meses - e, consequentemente, saibam como lutar contra isso - vou dar nome ao boi dessa história: Caixa Econômica Federal.

No início de março, fui até a agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Tubal Vilela n° 207, em Uberlândia, enfrentar uma fila de 2 horas e 45 minutos
para avisar aos desavisados do Banco de que a minha mãe havia falecido, e que eu não gostaria mais de receber as insistentes cartas, cobrando ou tentando renegociar dívidas que ela contraiu em vida. Mostrei-lhes uma certidão de óbito, assim como mostrei também um documento que prova que a sra. Eliane Soares Costa não deixou espólio (para quem não conhece, herança). E, de acordo com as leis que regem este país, caso o falecido não tenha deixado nenhuma herança, as dívidas
vão embora com ele para o céu. Sendo claro: NÃO EXISTE A SITUAÇÃO EM QUE FILHOS, CÔNJUGES, NETOS, AVÓS, PAIS, MÃES, TIOS, VIZINHOS OU CACHORROS TENHAM QUE TIRAR DO PRÓPRIO BOLSO PARA SANAR A DÍVIDA DO PARENTE MORTO.

Mesmo tendo pleno conhecimento disto, o Sr. B (gerente de setor da agência em questão), do alto de sua arrogância, falta de paciência e insensibilidade (que eu tenho certeza, não são inerentes a todos os outros funcionários) tentou emplacar uma conversa tão fiada quanto mal caráter, ao tentar me induzir a assinar um contrato me responsabilizando por assumir as dívidas. E, acreditem, ele falou sério!
Azar o dele é que ao meu lado estava minha noiva, advogada e professora, que fez questão de ensinar algumas questões jurídicas básicas que ele deve ter esquecido com o tempo.
Quando percebeu que não conseguiria aplicar este verdadeiro GOLPE, cujo qual o Banco provavelmente logrou êxito com outros milhões de leigos espalhados por aí,
o Sr. B nos "passou para frente", e fomos então atendidos por outro colaborador - muito mais educado, diga-se de passagem.
Explicamos a este funcionário toda a situação. E ele aparentemente entendeu, pois me prometeu que iria dar baixa em todos os empréstimos relacionados à minha mãe, e inibir de vez o envio desagradável destas cartas para a minha casa.
Mas hoje, dia 20 de abril de 2011, acabo de abrir mais uma das danadas, novinha em folha, enviada aos cuidados de Eliane, "solicitando o comparecimento da mesma, com MÁXIMA URGÊNCIA, na Caixa Econômica Federal, para assuntos solucionados aos empréstimos..."

VAMOS EXUMAR O CORPO! Caixa Econômica Federal, VAMOS EXUMAR O CORPO!
Acredito que só assim para conseguir levar a minha mãe para comparecer a qualquer porcaria de audiência, que vocês tanto insistem que ela vá! Mas eu lhes asseguro: nem por cima do cadáver dela, vocês me farão assinar nenhum, eu disse NENHUM contrato engana-bobo que irá ME responsabilizar por divídas que eu nem sabia que existiam!

Resumidamente, amigos, é isto. Dívidas de pessoas que passaram desta para melhor são pagas com terrenos, casas, apartamentos, carros, caminhões ou o diabo à 4 QUE ESTEJAM NO RESPECTIVO NOME DELAS. VOCÊ NÃO É OBRIGADO A TIRAR UM CENTAVO DO SEU BOLSO PARA ARCAR COM UMA DÍVIDA QUE NÃO LHE DIZ RESPEITO. E DENUNCIE QUEM QUER QUE QUEIRA TE INDUZIR A ISTO, PORQUE É CRIME!

Acho que é só. Ajudem o Pauta de Buteco a servir como Serviço de Utilidade Pública e repassem esta informação para quantas pessoas vocês puderem. Quem sabe não conseguimos impedir que a Caixa Econômica Federal ROUBE o pouco dinheiro que resta a milhões de inocentes que, além de sofrer com a perda de alguém próximo, têm que sofrer também com as extorsões desta verdadeira Máfia do Caixão.

E para a CEF vai o meu pedido final:
DEIXEM A MINHA MÃE MORRER EM PAZ!
Aliás, que tal pedirmos todos juntos, através de comments aqui no Blog?

Abraço a todos e obrigado pela paciência.
Share this article

34 comentários:

Anônimo disse...

Caixa: deixa minha mãe em paz!

Felipe disse...

Pra mim sempre foi e sempre será um banquinho de quinta...
Pra cima de nós não nenem !!!!

Ricardim disse...

Caixa: deixa a mãe dele em paz!

Jussara Cury disse...

Nossa, Vitete, vc ainda teve a sorte de ter a sua noiva para te orientar. Tenho dó daqueles que arcaram com dívidas que não lhe pertenciam... Tenho pena de instituições financeiras que agem dessa forma escrota!

Ludmilla Gardenya disse...

Nossa esse país ta perdido mesmo... é o que faltava...isso ai Vitet... mto bom seu post vou postar no face...

CarolZão disse...

Isso que a Caixa está fazendo é um absurdo.... Escrotice...
Também vou divulgar essa matéria em facebook e twitter.

Anônimo disse...

É isso aí galera...
Vamo passar pra frente para evitar que pessoas inocentes sejam enganadas!

Samantha disse...

Isso aí pessoal, vamos divulgar o post e evitar que mais pessoas sejam enganadas.
Lembrem-se: ninguem pode ser cobrado por um empréstimo que não fez!
A Lei n° 1.046 que dispõe sobre o empréstimo consignado estabelece em seu artigo 16: "Ocorrido o falecimento do consignante, ficará extinta a dívida do empréstimo feito mediante simples garantia da consignação em folha".
Portanto pessoal, se alguém se encontra nesta mesma situação e mesmo após procurar o Banco, as cobranças não param, procure um advogado para ingressar com ação declaratória de inexigibilidade da dívida.

Samantha disse...

Ahhhh já ia esquecendo!! Quem tiver algum problema com algum banco, faça a reclamação no site do Banco Central, segue abaixo o link:
http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendimento.asp?idpai=PORTALBCB

Marcelo Cunha disse...

Sensacional!!

Deixem a mae do cara em paz!

Peppers disse...

Não negociamos com terroristas.

Jorge Almeida disse...

Seria cômico não fosse trágico. Não há como levar um caso desses a sério. Certamente é o primeiro relato de vampirismo às avessas de que tenho conhecimento, o de tentar sugar até a última gota o sangue de alguém sabidamente exangue. Tratando-se desse assunto, a literatura vampírica de Bram Stoker é claríssima como água benta: aos vampiros interessa tão somente o sangue das pessoas VIVAS. O caso em questão é de dar um dó danado, beira a ignorância, denota cegueira e absoluta falta de respeito às almas daqueles que se empenharam ao extremo, quando vivos, a manter-se na linha, dar bons exemplos aos seus pares, deixar honestidade, justiça, dignidade e honra como herança para a família (sem perfurar a jugular dos outros), itens que certamente faltam a um extenso rol de políticos e instituições desse país de meu Deus! Se isso tudo não bastar como prova, que se juntem os ossos e convoque-se uma sessão espírita para tratar do caso (por via das dúvidas, chamem o Van Helsing para dar uma mãozinha e previnam-se com estacas, alhos e espelhos!). Vai ser de dar inveja a CSI...

Carlos Júnior disse...

Deixem a mãe do cara em pazzzzz..

Eu trabalho com desenhos realistas feitos à mão livre. Visite minha galeria, veja minhas obras, envie uma foto sua ou de uma pessoa especial e encomende a sua! Frete para todo o Brasil!
http://cjdesenhista.blogspot.com

Edson Lau disse...

Se fosse comigo, processaria o Banco pelo inconveniente da cobrança indevida!Se já informou a eles e mostrou a certidão que é um documento oficial, deixou uma cópia autenticada para o funcionário e avisa: se chegar cobrança lá em casa, vocês serão processados por danos morais! Você irá tirar um bom troco deles!

Anônimo disse...

Pensei que eles só chupavam até morrer... e o programa "minha casa minha dívida"...maior fonte de renda da caixa de todos os tempos...

Bete disse...

Procure a Justiça que ela será feita, com certeza. Sinto muito pelo falecimento de sua mãe. Mas não posso deixar de falar do cidadão intitutado CAIXA ECONOMICA FEDERAL que fez um comentário absurdo sobre a sua postagem, tudo para que vcs vejam o nível de insensibilidade das pessoas que prejulgam situaçoes extremamente dolorosas e revoltantes. Talvez tal cidadão ao levantar tal hipótese absurda já tenha feito isso com a mãe dele.

gazetabarauna disse...

Ótimo o post, bastante de grande importancia para as pessoas que diariamente estão a merce não só deste mas tambem de varios outros bancos.

Marcelo Oliveira disse...

Isso é foda mesmo... pior que muitos leigos cai nessa conversa de 171 estou divulgando este post no meu facebook.... vamos alertar o máximo de pessoas.

Unknown disse...

Meu avô faleceu a dois anos, e até hoje minha vó recebe carta e telefonemas do Banco do Brasil, Caixa e outros.
No banco do brasil tentaram ela convenser minha vovó a assinar esse contrato assumindo a dívida, sorte q ela estava acompanhada de um amigo de familia q é advogado e o mesmo fez o povo do BB, não BBB ta bom? Intenderem que minha vó não tinha ciencia desses emprestimos feitos pelo meu avô.
Diante da insistencia desses cobradores minha avó tem uma resposta certa ele mudou de endereço e o telefone eu nao sei e passa o endereço do cemitério, quadra e lote da cova.
Para melhor fazer nesses casos é ignorar.

Unknown disse...

Amém! Deixem a mãe dele morrer em páz!!!

Anônimo disse...

Por essas e outras que eu ODEIO a caixa econômica!

Salatiel Gualter disse...

Aqui em Floriano - Piauí a Caixa Econômica Federal tem 10 caixas eletrônicos, apenas um funciona...kkk... Conheça as caricaturas de Salatiel Gualter http://www.salatielgualter.blogspot.com

Anônimo disse...

Mas pra liberar dinheiro pra mensaleiro...

Fabiano Camargo disse...

Caixa vai tomar no CU

Como se faz... disse...

Tem uma solução mais simples que pode funcionar tanto a curto ou medio prazo e em casos mais raros e alongo prazo, que é a devolução da referida carta ao correios e dizendoque nao mora mais o destinatario em questao.

Com o simples "mudou-se" e "endereço desconhecido" costuma-se o serviço de postagem dos bancos e de operadores de credito, redirecionarem a cobrança, dai vc passa a ter sossego.

Isso só é valido para casos como esse em que o devedor realmente mudou de endereço. Se o fizer sem que haja essa mudança, isso caracteriza infração do CP. Entao é so fazer isso...

Boa sorte!

Anônimo disse...

Não confundam a postura de UM funcionário com a missão da instituição.

Trabalho na Empresa e posso garantir que esse comportamento não é o padrão.

;)

Anônimo disse...

Aos leigos: leiam o CDC, CPC, CP, PQP... qualquer coisa antes de postar escrotices aqui! NINGUÉM HERDA DÍVIDA DE OUTRA PESSOA!! Ahhhh e detalhe, morrer de forma natural não é dar o calote, ou os amigões aí de cima já preparam seu suicídio após dar o golpe?? Pelo amor de Deus respeitem a dor do cara e se não concordam com o escrito protestem de forma dígna!

Anônimo disse...

Anônimo;
Como você pode perceber ao ler atentament o post, em nenhum momento eu faço pouco caso dos funcionários da empresa (a não ser o senhor que me atendeu no dia em questão). Muito pelo contrário: ao citar como ele foi arrogante e insensível, faço questão de frizar "que eu tenho certeza, não são inerentes a todos os outros funcionários" - vide texto.
E em nenhum momento discuto taxa de juros, comportamento dos colaboradores, missão e filosofia da instituição.
A briga que estou comprando com a Caixa é para que DEIXE DE EXISTIR A AÇÃO DE MÁ FÉ, que é o fato de usar da inocência das pessoas para induzir a algo que não é correto.
Se é um ou cem funcionários, se é no Brasil inteiro ou só em Uberlândia, o objetivo é o mesmo: fazer com que a CEF aja corretamente, NÃO COBRANDO de herdeiros dívidas que não foram eles que fizeram.
Se meu intuito fosse ganhar dinheiro ou fazer pessoas serem demitidas, eu teria processado o Banco. Mas, repito, não é esse o objetivo.
Parabéns por discordar educadamente, mas expor as falhas e defeitos do seu empregador não é banalizar o caso; e sim, fazer com que as pessoas se previnam de serem enganadas.
Obrigado.

Anônimo disse...

falando da caixa tem o outro golpe dos (gerentes com as financeiras de quinta categoria) que é quando um possivel cliente dessas financeiras procuram um emprestimo c elas, elas indicam o construcard que é nada menos um meio de tomar metade desse dinheiro ex um emprestimo de 30,000,00 a financeira e o gerente de negocios da caixa, ficam c a metade pois o tomador do emprestimo vai pagar os 30,000,00 em 60x ou seja recebe somente se assinar o contrato via financeira pois ao contrario o emprestimo não sai, isso aconteceu comigo pois precisava do emprestimo de qualquer forma ou seja caí na armadilha da financ e gerente da caixa economica federal, e isso ta acontecendo em todo territorio federal,

Rafael Ericson disse...

caraio.. nego é muito malandro.. esse cara da caixa.. pode ser conhecido como estelionatário institucionalizado..

Anônimo disse...

Você realmente nao deve se responsabilizar por nenhuma divida. Meu pai faleceu ha 7 meses, e a casa que moro era no nome dele, mas como é financiada ainda faltava muita prestação, aproximadamente 6 anos, comparecemos a uma agencia da caixa e deram baixa, quitaram a casa e passaram para o nome da minha mae, sem complicação. Mas ate hoje ainda mandam avisos no nome do meu pai, nosso advogado nos aconselhou a deixar mandarem, pois ja esta tudo certo perante a lei, e quem manda esses avisos são o seguro deles, assim como o da empresa de cartao de credito que continua mandando as faturas. Entao nunca se responsabilize pelas dividas da sua mae eles tem seguro para cobrir qualquer prejuizo.

CLAYTON MOTA disse...

CAIXA ECONOMICA FEDAPUTA .

Maria de Fátima disse...

Parabéns! É preciso divulgar a falta de sensibilidade humana. É triste saber que grandes cargos são ocupados por pessoas totalmente despreparadas, frias e oportunistas. Cobrar dívida de consumidor que já morreu ou encaminhar seu nome aos órgãos de proteção ao crédito pelo não pagamento de débito é desrespeitar a imagem do cidadão. O nome da pessoa tem valor imaterial que deve ser preservado tanto na vida quanto na morte. Vc foi coagido a pagar uma dívida que não lhe pertence. Deveria ter lavrado um Boletim de Ocorrência por ter sido exposto ao rídiculo num momento de muita dor. Faça um envio dos fatos ao Sr. Presidente da CEF com cópia ao Juridico da Agência, para que eles possam entender porque o Poder Judiciário está abarrotado de ações indenizatórias.

Anônimo disse...

Queridos,nem vi a data q postou,mas eu estive ontem na caixa, no banco do Brasil,e outras lojas pequenas que minha mãe deve , ela faleceu segunda. E tds querem transferir a dívida p mim. As lojas nao é nada tao grave mas os Bancos disseram q podem retirar a casa q moro. Que nao possui escritura pública,então nao consta no óbito. Podem me ajudar?

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top