Chegamos ao fim de 2010 e é hora de começar as tradicionais listas de retrospectivas. E no PdB, atacamos por nossa frente preferida: CINEMA.
Listas de melhores filmes vão sair em vários lugares, e a maioria vai contemplar obras de arte cult que só passaram em festivais. bem restritos Outras vão ser de voto popular (comunicação de massa ON) e só vão mostrar os típicos blockbusters - alguns de gosto bem duvidoso.
Por isso nós, Vitet e Waltinho, os Double Dragon, a dupla de ouro, os irmãos metralha da baixaria, preferimos optar pelo meio termo: ao invés do rótulo de "Melhor Filme", o que forçaria uma certa visão excessivamente crítica, vamos eleger os despretensiosamente (ou não) mais legais que assistimos em 2010.
A Origem (Inception, de Christopher Nolan)
– O filme mais comentado e discutido de 2010. Comprovando mais uma vez o imenso talento do grande Christopher Nolan, A Origem quebra barreiras e apresenta o roteiro mais original e complexo da década, mesclando conceitos inteligentes com espetaculares cenas de ação, efeitos visuais versáteis e um final ambíguo que ficará plantado na memória do espectador, assim como o magnífico filme.
Ilha do Medo (Shutter Island, de Martin Scorsese)
– Um raro suspense na carreira de Scorsese, o sombrio e perturbador Ilha do Medo é um trabalho excepcional de direção, roteiro, fotografia (sensacional) e uma performance brilhante de Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.
Kick-Ass (Kick-Ass, de Matthew Vaughn)
– Finalmente chega às telas uma amostra do que seria se tornar um super-herói na vida real. Claro, da metade para o fim o longa se transforma em uma saga exageradamente divertida de ação e violência (vide a icônica e fantástica Hit-Girl), mas os momentos iniciais do filme são puro brilhantismo na desconstrução do super-herói.
O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, de Roman Polanski) – Escritor é contratado para escrever as memórias de um ex-primeiro ministro da Inglaterra, mas logo ele se vê envolvido em uma trama que coloca sua vida em risco.Um suspense de primeira linha, com sutis críticas à hipocrisia e interesses políticos, filmadas por um dos maiores expoentes do cinema que, mesmo envolto em polêmicas, sabe como agradar a um fã da sétima arte como poucos. Recomendado.
A Rede Social (The Social Network, de David Fincher)
- O filme que faz uma crítica poderosa da sociedade internet ao contar a história sobre a rede social Facebook é impressionante. Seu roteiro ágil repleto de diálogos estrondosos é impecável, o elenco jovem é sensacional e David Fincher comanda todos esses elementos com grande talento e habilidade.Sensacional! (2º na minha lista)
Atração Perigosa (The Town, de Ben Affleck)
- Affleck agora assume a atuação, roteiro e direção no filme onde vive Ben, um assaltante de banco líder de uma gangue que, durante um assalto conhece Claire, que mora no mesmo bairro que ele. Incomodado, ele decide observa-la para saber até onde ela lembra de algo.Com certeza um dos melhores do ano, com poderosas atuações de Jeremy Renner e Blake Lively.
Esquadrão Classe A (The A-Team, de Joe Carnahan) - Sem medo de parecer grotesco, o diretor Joe Carnahan, do igualmente divertido “A Última Cartada”, apostou seu orçamento em uma refilmagem do seriado homônimo da década de 80, que no Brasil era exibido pelo SBT. Também responsável pelo roteiro, Carnahan não deixou de lado nenhuma das características intrínsecas aos personagens e ao formato da narrativa.Tudo o que você abominava nos filmes de ação está presente neste lançamento. Todas as características que consagraram esse gênero como predominantemente masculino também estão lá. E é justamente por abusar de tais características, sem medo de represálias e de ser acusado de um saudosismo desnecessário, que ele é tão divertido.Destaque para o Sharlto Copley (Cap. H.M. Murdock) que é demais!
She's Out of My League (Ela é Demais pra Mim, de Jim Fiel Smith) - Sendo uma Romance Cômico, mais do que uma Comédia Romântica foi o que mais me agradou (ainda não Vi Due Date). O filme é muito gostoso, os diálogos, a construção do clima, do romance,nada parece forçado, ou fora no normal.Ele te faz realmente pensar naqueles casais “anormais” (10 x 5) que você encontra por aí.Nossa e a Alice Eve está incrivelmente Hot.Tipo do humor que vai te fazer sair com um sorriso no rosto no fim do filme, lembrando das cenas engraçadas.
Scott Pilgrim Contra o Mundo A (Scott Pilgrim vs. the World, de Edgar Wright) - O filme mais pop, mais nerd e um dos mais divertidos do ano.Provavelmente a adaptação de quadrinhos mais fiel já feita e também uma das mais divertidas e satisfatórias. Scott Pilgrim é uma aventura clássica e com emoção genuína, cuja estrutura de videogame, visual onírico dinâmico, roteiro pop e elenco perfeito compõe uma obra perfeita que dá um “K.O.” no espectador.
1 comentários:
Muito boa a lista, assisti pelo menos a metade - Origem foi foda!!!!!!!! abraço pra vcs do blog
Postar um comentário