Acaba de completar 15 anos que a Sony lançou o primeiro Playstation no Japão - no dia 3 de dezembro de 1994, para ser exato - e com isso marcou sua entrada oficial no mercado de consoles. A companhia de eletro-eletrônicos asiática conseguiu revolucionar os parâmetros no segmento de games e entretenimento - massificou os jogos em CD-ROM, que substituiram de vez os tradicionais cartuchos (o Nintendo 64 que o diga), popularizou os joysticks com 2 analógicos e um monte de botões, como estamos acostumados hoje, além de permitir que as produtoras fizessem jogos mais adultos e que atraíssem um público mais velho.
Só que o mais impressionante é o fato de que a Sony conseguiu, em tão pouco tempo, tomar a liderança das até então imbatíveis e intocáveis Sega e Nintendo. E quem viveu a guerra dos consoles de 16-bits sabe que parecia impossível que alguém conseguisse fazer isso - ainda que a Sony tenha contado com uma imensa ajuda dos dois concorrentes.
A Sega, que deu seguidos tiros nos pés ao lançar consoles difíceis de programar e com preços excessivamente exagerados (casos de Saturn e Dreamcast) - inclusive optou por abandonar o mercado de consoles, dedicando sua tecnologia apenas ao desenvolvimento de jogos. Já a Nintendo, que ficou para trás por continuar insistindo tempo demais nos cartuchos do Nintendo 64, tenta voltar a ser grande através da interatividade do Wii. Mas o caminho não será assim tão fácil: apesar de não contar mais com a antiga rival Sega no caminho, a Nintendo precisa, antes de pensar em voltar ao topo do pódium, tirar do segundo lugar a Microsoft e seu X Box, que comendo pelas beiradas também passou a rasteira nos criadores de Super Mario Bros.
Sem dúvida, o legado e influência do Playstation é estrondoso. Basta reparar que todo o mercado de jogos de hoje é baseado no modelo criado com o Playstation, com jogos em disco ao invés de cartuchos, jogos em 3D, aumento da duração e complexidade, entre outras coisas. Além disso, algumas das grandes franquias que nasceram no Playstation continuam por aí até hoje - algumas delas, inclusive, foram transportadas para a telona do cinema - como Tomb Raider, Crash Bandicot, Spyro, Tony Hawk's Pro Skater, Resident Evil, Wipeout e Silent Hill.
100 Playstation ONE Games
0 comentários:
Postar um comentário