Um anúncio da agência brasileira DM9DDB para a ONG ambientalista WWF causou repercussão mundial nesta semana por comparar as mortes dos ataques aéreos ao World Trade Center, no fatídico 11 de setembro de 2001, com as mortes em decorrência do tsunami na Ásia em 2005.
No vídeo, que pode ser encontrado na internet, imagens mostram a colisão de dois aviões que derrubaram as torres gêmeas em Nova York e contabilzam o número de 2.819 mortos. Em seguida, a montagem coloca dezenas de aeronaves em direção à cidade para dar uma dimensão de catástrofe 100 vezes maior - o tsunami no continente asiático fez cerca de 280 mil vítimas.
Em um fundo negro com letras brancas, aparecem as frases: "nosso planeta é brutalmente poderoso", "respeite-o" e "conserve-o". De acordo com o The New York Times, um porta-voz da organização de proteção ambiental afirmou que a peça era apenas um conceito de sua filial brasileira e foi rejeitada.
No entanto, segundo o The Guardian, um comunicado da WWF e da DM9DDB, divulgado na quarta-feira, afirma que o anúncio foi criado no final de 2008, "resultado da falta de experiência por parte de alguns profissionais das duas partes envolvidas", e chegou a ser publicado.
Em nota, a agência afirmou que a equipe criadora já não faz mais parte do grupo. "A DDB Brasil pede desculpas a todos que tenham se sentido ofendidos pelo anúncio, que não deveria ter sido produzido e que não reflete a filosofia da agência", admitiu o comunicado.
Agora é fácil falar né, campeão? Mas quando esta idéia estapafúrdia surgiu na sala do Brainstorm, tenho certeza que todo mundo pensou que iria arrebentar.
Então, fica aqui registrada a dica: nunca subestime o sofrimento alheio, ok?
Quote traduzido para a galerinha que não teve aulas de inglês no colegial
.
.
"Em 2001, uma das piores tragédias da história da humanidade matou 2.819 pessoas. Em 2005, o Tsunami matou 280 mil pessoas. Isto equivale a 100 vezes mais mortes.
Nosso planeta é brutalmente poderoso.
Respeite-o.
Conserve-o."
8 comentários:
Eu não ví aonde estaria a ofensa.
Menosprezar a morte de milhares de pessoas apenas para enfatizar o poder da força da natureza.
(Ah! isso é ofensa...)
Recado tá dado né, "campeão"?
Então, quer dizer que nesse "site" somos obrigados a compartilhar da mesma opinião, sob pena de recebermos uma resposta grosseira/irônica??
Segunda e ultima vez que faço a visita.
Lastimável..
Carol, minha rainha!
O direito a liberdade de expressão é garantido na Constituição e é válido para todos.
Quando discordamos da opinião alheia, não significa que a estamos “obrigando” a outra pessoa a pensar como a gente. Em momento algum eu disse que você deve pensar como eu. Apenas manifestei o meu ponto de vista (em desacordo com o seu) com algumas doses de ironia. Mas infelizmente (ou não) esse é o mal que me consome.
Esclarecimento: A frase “Recado tá dado né, "campeão"?” foi direcionada a equipe da agência sobre a dica do post: “nunca subestime o sofrimento alheio, ok?”
Carol, este "site" possui opiniao propria como todos os outros "sites" da blogosfera. Voce nao é obrigada a concordar com nenhum ponto de vista nosso. Claro que nao! Porem, nós tambem nao somos obrigados a escrever coisas parciais e/ou nos expressar-mos "em cima do muro", para agradar a gregos e troianos.
Voce nao gostou do post, e deixou um comentário sobre isso. Ok!
Outra pessoa nao gostou do que voce escreveu, e deixou um comentario sobre isso. Ponto final!
É disso que são feitos os foruns, blogs e afins: para causar polemica, para conflitar opinioes.
Voce me parece bastante ingeligente para entender isso...ate porque em nenhum momento nenhum colaborador ou colunista deste "site" te ofendeu. Ou estou lendo errado?
Entao, fica aqui o convite: se voce um dia quiser entrar pela 3 vez neste "site" latismavel, continuara muito bem vinda.
Paz!
Ahhh! Vale lembrar que o anúncio foi vetado.
Vale lembrar também que a equipe de criação da agência responsável pela campanha foi DEMITIDA!
Postar um comentário