terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pauta de Buteco: Futebol


O Campeonato Brasileiro de 2008 está chegando ao fim, e provavelmente teremos que engolir o São Paulo de novo como campeão. Não adianta. Embora eu deteste admitir esta idéia, tenho que reconhecer: não há time no país hoje que tenha o planejamento e a estrutura sequer parecidos com o que o São Paulo disponibiliza aos seus jogadores e comissão técnica. É foda.
Mas, de qualquer forma, vamos apelar para a mandinga! Força Grêmio! (Profecia ON)
.
Mudando de pau para cacete, agora há pouco, na ESPN Brasil, PVC, Flávio Gomes e João Palomino estavam discutindo a fórmula de disputa atual do Brasileirão e suas peculiaridades. O que deixamos de ganhar com a adoção dos pontos corridos, o que melhorou, o que permanece a mesma coisa. E eu achei a opinião dos 3 - como sempre, diga-se de passagem - muito pertinente.
.
De acordo com o Palomino, o campeonato de pontos corridos é mais justo, porém perde um pouco no quesito emoção. Segundo o canalhinha, a edição de 2008 foi apenas uma exceção à regra, e que nada se compara com a vibração de uma final propriamente dita. PVC discordou em partes, e completou dizendo que o fato de termos um campeonato estabilizado com a mesma fórmula de disputa há mais de 4 anos, está trazendo de volta os torcedores aos estádios e fazendo com que os clubes se planejem melhor. Foi aí que o Flávio Gomes tocou num ponto que eu não havia parado para pensar. E eu concordei com ele em todos os sentidos.
.
Essa fórmula de pontos corridos deu um "pimp" no Campeonato Brasileiro, deixando-o mais longo e nos moldes dos torneios europeus. Tudo bem, é verdade. Só que paralelamente a isso, os campeonatos estaduais e as copas de menos importância (como a Sul-Americana e a própria Copa do Brasil) estão ficando cada vez mais anulados. Justamente por essa força extraordinária que o Brasileirão ganhou nos últimos anos. E o resultado imediato disso tudo, é o que nós podemos perceber agora: O Brasil está se tornando uma Itália, Inglaterra ou Alemanha. Deixa eu tentar explicar.
.
.
Clubes que já venceram o Campeonato Brasileiro, desde sua 1ª edição:
.
São Paulo e Flamengo - 5 vezes;
Palmeiras, Vasco e Corinthians - 4 vezes;
Internacional-RS - 3 vezes;
Grêmio e Santos - 2 vezes;
Coritiba, Atlético-PR, Atlético-MG, Cruzeiro, Guarani, Botafogo, Fluminense, Bahia e Sport - 1 vez;
.
Bem heterogêneo né? Ao todo, 17 clubes tiveram o gostinho de levantar o troféu do maior campeonato do país. Agora perceba como está ficando com a era dos pontos corridos.
.
.
Clubes que venceram o Campeonato Brasileiro desde o começo dos pontos corridos:
.
São Paulo - 2 vezes (praticamente 3);
Corinthians - vez;
Cruzeiro - 1 vez;
Santos - 1 vez;
.
Percebe a diferença? Com a implantação da fórmula européia de disputa, o poder do futebol está centralizado nas mãos de uma pequena parcela de clubes tradicionais - assim como acontece na Itália, Inglaterra ou Alemanha. O que remete a idéia de que, caso os pontos corridos existissem desde 1971, times como Coritiba, Guarani, Sport, Atlético-PR, Bahia e até mesmo Botafogo e Fluminense, talvez nunca tivessem passado nem perto do degrau mais alto do pódio do futebol nacional.
.
Bom, mas isso tudo é apenas uma teoria, não é verdade?
Então agora eu quero saber: no seu meia boca e cretino ponto de vista, qual fórmula de disputa é mais justa, coerente e emocionante para o maior torneio de futebol do nosso país?
.
Opiniões nos comments! Bastard!
Share this article

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara... vai a merda com justiça... até pq moramos no Brasil... Eu quero mesmo é ver emoção, então o sistema de semifinal, final, isso sim dava emoção e credito para as outras competições, uma vez que o clube não necessariamente precisava,se preucupar com o brasileirão o ano todo, e sim em estar entre os primeiros para disputar a final. Onde vimos varias vezes o clube que se classificava em oitavo, e ganhava o brasileirão...mas o povo quer fingir que existe justiça entao vamos lá. Ver os Bambis serem campeões denovo...ou não.. Goias 2 x 1 Bambis.. Gremio 3 x 0 Atletico

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top