ESSA VAI PRO RUBINHO!
A função de segundo piloto sempre existiu na Fórmula 1. Desde os anos 50, quando se trocava de carro, até a época atual, em que as posições ou vitórias são entregues ao primeiro piloto.
A diferença é que antigamente, em vez de chorar, os tidos "segundos pilotos" mostravam NA PISTA que tinham condições de bater seu companheiro de equipe.
Em 1978, o sueco Ronnie Peterson assinou com a Lotus para ser segundo piloto e foi leal a esta posição. Sendo mais rápido que Mario Andretti (o piloto número 1 da equipe), chegou a correr com meio tanque nos treinos que definiam o grid, apenas para deixar que seu companheiro se classificasse melhor .
Faltando quatro corridas, Peterson assinou um contrato com a McLaren para 1979. E como a diferença entre ele e Andretti era de apenas 9 pontos, muitos sugeriram ao sueco que deixasse de lado a lealdade de segundo piloto e lutasse pelo título!
A resposta de Peterson foi avassaladora: "Estou indo para a McLaren ano que vem, é verdade, e existem pessoas que dizem que eu deveria esquecer o acordo feito com minha equipe. Não entendo isso! Eu estava de olhos abertos quando assinei o contrato. Quem é que vai confiar em mim de novo se eu fizer isso?"
Peterson sabia o que havia assinado e respeitou até o fim. Resultado: Seu companheiro de Lotus, Mario Andretti, ficou com o título daquele ano.
E Peterson só não guiou pela McLaren porque morreu após um acidente de largada no GP da Itália, última corrida de 1978.
0 comentários:
Postar um comentário