sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Especial Andrews Jennings - Imperdível

Andrews Jennings não é um jornalista esportivo, e sim um repórter investigativo. Um dos melhores da Inglaterra, por sinal. E isso é testemunhado por décadas de colaboração com os principais jornais britânicos e a BBC.

Mas, principalmente, ele é o pesadelo de Sepp Blatter e da FIFA, aos quais dedicou um livro, “Foul! The Secret World of FIFA: Bribes, Vote-rigging and Ticket Scandals (em livre tradução, Falta! Subornos, Compra de Votos e Escândalos com Ingressos), publicado em 2006.

Enquanto o English Team sofria para passar às oitavas contra a Eslovênia, Jennings desfiava o sarcasmo adquirido ao longo da vida profissional. Com a pontaria muito mais calibrada que a dos artilheiros desta última Copa do Mundo, o jornalista vai relatando casos de corrupção que apurou para produzir seus três livros sobre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outro sobre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) – mesmo sendo o único jornalista do mundo banido das coletivas da entidade desde 2003.

Um dos escândalos relatados por ele em 2006, no livro Foul! The Secret World of Fifa (não traduzido no Brasil- why not?), pode ser lembrando hoje depois de ver Rússia é Qatar como próximas sedes da Copa.

Altos dirigentes da organização máxima do futebol receberam propina, admitiu a Justiça suíça. Mas eles não serão punidos porque a lei do país, que é sede da Fifa, permitia o “bicho” na época.

Os figurões pagarão apenas os custos legais e suas identidades não serão reveladas. “É por isso que meu segundo livro sobre o tema será uma comparação da Fifa com o crime organizado”, conta. Ele optou por publicar a obra depois das eleições na entidade, em maio de 2011, embora duvide que alguém vá enfrentar o dono da bola, Joseph Blatter. “Ninguém ousa desafiar a Fifa porque eles controlam o dinheiro. E a imprensa cala”, dispara Jennings.

Se você gosta de futebol,ou, no mínimo entende que é sempre bom estar bem informado, o programa "Bola da Vez" dos canais ESPN é IMPERDÍVEL.

"...Não se assustem, ele vai falar coisas que o Pais não está acostumado a ouvir..."




Continuação da Entrevista - Bola da Vez / Andrews Jennings
Share this article

0 comentários:

 
Copyright © 2014 Pauta de Buteco • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top